terça-feira, 30 de julho de 2013

LotRO, Expansões, Turbine e suas histórias!

Uma das coisas que mais acho fascinante em LotRO é como criaram o mundo/regiões até o momento de abertura do pay-to-play para free-to-play.
Não direi que é 100% perfeito, muito menos desmerecer o trabalho feito, mas houve muita dedicação e motivação envolvida, ao menos até Mines of Moria.


Partes do que postarei será um Ctrl+C / V do Wikipédia, porém, a versão brasileira sempre tem uma falta de manutenção, já na em inglês, o pessoal mantêm as informações quase que mensalmente atualizadas. Se houver mudanças, adicionarei também. Outras, como poderão notar, estarão muito resumidas, pois, certas "mudanças drásticas" de classes, regiões ou então instances eu não adicionarei informações.

Uma coisa que gostaria de deixar bem claro é que... as imagens...! Aliás, as concept art de LotRO são... estupendas! Mas não sei como dizer isso, parece que a transferência de algo real para imaginário/virtual não consegue captar toda a alma, acredito ser culpa da engine arcaica deles. Enfim... procurem por... ou melhor, CLIQUE AQUI e veja!
Fonte: http://pcmedia.ign.com/pc/image/article/767/767145/the-lord-of-the-rings-online-shadows-of-angmar-20070223094338207.jpg
(Cuidado, o cavaleiro negro está de olho em você...!)



1998
Para falar de Lord of the Rings Online, temos que voltar no tempo, contando com a data atual, voltaremos 15 anos. Vivendi Games, nada menos, nada mais que a empresa que contém 4 divisões, Sierra Entertainment, Sierra Online, Vivendi Games Mobile e Blizzard Entertainment! Sim... ela mesma, da tão famosa WoW ou World of Warcraft. Enfim, mas a empresa em questão que quero falar é sobre a Sierra On-Line. Ela quem iria, primeiramente anunciada, criar o MMORPG sobre Lord of the Rings. Porém, em 1999 a empresa já estava com problemas financeiros (em 1998 teve um escândalo financeiro, onde a Vivendi tomou conta da Sierra, além da Sierra se separar em 5 divisões: Sierra Attractions, Sierra Home, Sierra Sports, Sierra Studios and Dynamix. Um rolo que só...), substituindo os desenvolvedores do game, mas manteve o anúncio de que estava desenvolvendo o game online, infelizmente, sem detalhes de seu caminhar.

2001
Vivendi Universal Games, a empresa controladora de Sierra, garantiu 8 anos de direitos em desenvolvimento do game, baseado nos livros de Lord of the Rings. 

2003
A empresa Vivendi fez um acordo com a Turbine, para produzir Middle-Earth Online e foi esperado um lançamento tão breve do jogo em 2004.

Nota: Note que existem muitos vazios de 2001 a 2005. O desenvolvimento estava ocorrendo, porém, é como alguns produtos atuais: Existem adequações a se seguir e eles (Sierra e depois Turbine) quiseram seguir com os aprofundamentos da história e toda uma envoltura, para te contagiar, prender de verdade... ou seja, o desenvolvimento foi, naquela época, profundo e com muito envolvimento de comunidades do Tolkien. Além disso, houve pre-betas testes com o número restrito, como qualquer outro jogo que esteja surgindo.

2005
Em março de 2005, a Turbine fez um anúncio, finalmente, sobre ter comprado os direitos do MMORPG que até então, estava com a Vivendi.

2006 - Closed Beta - The Lord of the Rings
Pois bem... foi ai então, finalmente, que em 8 de Setembro de 2006, houve o anúncio de seu closed beta! O universo online seria baseado nos escritos da Middle-Earth de J.R.R. Tolkien e nos filmes que Peter Jackson lançou. Fico pensando se não seria bom ter sido lançado durante dos intervalos dos filmes o caminhar do game, mas, paro para pensar melhor e vejo que naquela época, desenvolvimento de games online não era muito popular (o primeiro filme lançou em 2001!!), além dos problemas de antigamente.

2007 - Shadows of Angmar
Fonte: http://i32.photobucket.com/albums/d23/SilverWolfeCM/ShadowsofAng.jpg
(As chamas e sombras de Angmar te farão tremer!)

Em 30 de Março de 2007 fizeram um open beta aos que fizeram uma pré-ordem (Não entendi muito bem se Founders Club é uma conta especial ou se foi aquelas promoção de revista de antigamente, não consegui informações extras sobre isso), pouco tempo depois, houve o beta aberto ao público, em 6 de Abril de 2007. E nada mais, nada menos em 24 de Abril de 2007 aconteceu o seu lançamento (Pay-to-Play) na América do Norte, Europa, Austrália e Japão. Uma nota importante é que a Midway, aquela empresa de Pacman/Mortal Kombat mesmo, estava junto apoiando a Turbine, após isso, não encontrei informações do porque da separação. Outro ponto é sobre a Engine usada, dela própria (Turbine), com nome de Turbine G3, usando também Havok, que usa da física, animação e não sei exatamente em que atributo Behavior será traduzido, chuto de comportamento, mesmo não sabendo qual comportamento é esse usado. 
Já sobre a Engine:
(Fonte da Perguntas e Respostas
-o site não existe mais, porém, tem no archive!
LINK FUNCIONAL)
Q: One of the most noticeable things about MEO is the beautiful artwork and graphics. This of course means you’ll need a high powered machine to run it. Is there any concern if the mass audience will even be able to run such a game?

A: We're designing a game that will last for many, many years. To keep people from having to upgrade constantly, we're creating some very high-end graphics. The Turbine G3 Engine does allow us to scale down the graphics for lower-end cards, and then if people do upgrade, the engine will be ready for them.

Mapas até então: Ered Luin + The Shire + Bree-land + North Downs + Lone-lands + Trollshaws + Misty Mountain + Evendim + Forochel + Angmar

2008 - Mines of Moria
Fonte: http://farm4.static.flickr.com/3032/3009090399_f6c8bf7d17.jpg
(Único Balrog que enfrentamos era um quase Balrog na raid endgame de Angmar ~lvl cap 50~ The Rift, de Balrog, só a session player... E somente em 2011 que teremos um confronto a altura com um!)

(Lembram da Sierra lá no início? Foi nesse ano que a Activision Blizzard tomou controle dela, entre outras mil coisas também ocorreram durante esses anos, veja este link: AQUI)
18 de novembro de 2008 houve a primeira expansão dos horizontes de LotRO, onde você teria sua visita tão marcante em Moria, um lugar vasto e longe da luz do sol, além de Lothtórien (após passar por Moria e seu novo Volume II da história épica). Duas novas classes também foram adicionadas: Rune-keeper e Warden. E é claro, as armas lendárias. Além disso, algumas revisões...

Mapas até então: Anteriores + Moria + Lothtórien + Eregion (Estranhamente não encontrei informações, mas acredito que Enedwaith entre nesse intervalo)

2009 - Siege of Mirkwood
 Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/8/80/Siege_of_Mirkwood_logo.png
(Pois é, não achei foto adequada, mas prometo procurar e adicionar uma mais charmosa da época com ilustração)

Fonte: http://www.gameland.ru/filestorage/000208/efs207913/box.jpg
(Achei esta, bem melhor, não?)

(Mais uma, agora, durante o jogo Desculpem, a imagem saiu do ar e não achei outra para repor)

1 de Dezembro de 2009, quase lançado em 2010, houve a nova expansão, com o novo mapa (Mirkwood, não deveria ser considerado expansão... ao meu ver) e level cap passou a ser 65, além das novas instances, raid e o novo sistema de skirmishs de escalonamento (e repetitivas, como Gondamon, Tuck...). A História Épica passa para o Volume III mais pra frente (em 2010).
Com o sucesso em vista, Turbine avançou por mais 4 anos no contrato.

Mapas até então: Anteriores + (South)Mirkwood

2010


(Essa era uma das imagens que eu gostava de ver na iniciação do game, pena que não aparece mais)
E eis que surge uma novidade sobre LotRO, tornou-se Free-to-Play (F2P), não encontrei a data exata, mas chuto em meados de Outubro ou Novembro de 2010 (somente consta 'fall', mas outono pra eles é entre Setembro e Dezembro), com suas microtransações, ou seja, não será totalmente free, você terá até certo ponto para seguir no up *chuto que você ficaria preso no level 25 a 30*, após isso, somente comprando pacotes de regiões e/ou obtendo VIP. (Clique AQUI e veja os pacotes atuais de expansão e região.
LINK OFF, o funcional BASTA CLICAR AQUI)
Também é aqui que inicia a Update a partir do 0.
Novembro de 2010, agora estava acessível para F2P as áreas Moria, Lothlórien, Mirkwood e Enedwaitch, além de continuar as Histórias Épicas. Antes, você era impossibilitado (caso free) de ir para essas áreas se não passagem, somente VIPs podiam. E para uma infelicidade a quem comprou Lone-Lands, agora ficou free de acesso.
PORÉM... de 2010 até antes de Isengard houve muitas ocorrências e jogadores desesperados. Antes da vinda de Isengard, a Turbine lançou a continuidade da História Épica em Enedwaitch e com uma instance/raid FODASTICAMENTE foda, Ost Dunhoth (e com ela a nova deed, The Absence), mas, não era nem um pouco fácil! Para aqueles que queriam completar 100%, se tornaram pessoas frustradas por wipes e desistências de finalizar mesmo em T1, alguns mudaram de kin de modo geral, só para obter as preciosidades. Só que ao meu ver... de nada valeu: Com Isengard e a mudança dos atributos do game, acabou por ser um tanto... obsoleto a armadura e itens. Quem conseguiu obter o set endgame dessa época, dou os parabéns, mas para Isengard era quase como nada... (muitos itens de quest, principalmente, eram melhores do que os sets/gears).

Mapas até então: nenhum

2011 - Rise of Isengard
 
Fonte: http://lotro-wiki.com/images/c/c4/Isengard-promo.jpg
(Imagem bela... pena que...)

Em 27 de Setembro de 2011, veio a tão aguardada terceira expansão de LotRO com Isengard, até então, passara 2 anos sem um novo horizonte (além de que havia limites para os chars no level 65, como 500 de vit, ou de might e assim vai, passando disso, não seria contabilizado, somente nessa nova expansão). Novo level cap de 75, mudanças básicas e updates para as classes e muitos cenários novos a desbravar, continuando também a História Épica (Volume III - Livro 4: Rise of Isengard). Tinha um porém essa nova expansão, existiam MUITOS BUGS bugs/erros e problemas sofridos por diversos jogadores, consequentemente, começou a surgir um desapego por parte de certos jogadores à LotRO. Turbine para corrigir tais problemas, lançou após alguns meses updates e mudanças de mapas. Além disso, após quase 6 meses apareceu finalmente a raid, que "só não lançaram antes por conter muitos bugs", e ainda assim continua tendo (Draigoch) as instances de Orthanc.

Mapas até então: Dunland(Dunland mesmo, Gap of Rohan, Nan Curunir [Isengard]) + Great River(ou Part Celebrant)

2012 - Riders of Rohan
(Por falta de imagem adequada, improvisarei)

15 de Outubro de 2012, eis que aparece um dos mais aguardados "avanços" de LotRO, no qual, poderíamos agora usar um cavalo especial para as batalhas, as Warsteed! Além disso, falava-se muito do que seriam os tais Warband antes do update da expansão. Isso e muitas outras coisas ajudaram e muito a dar o braço a torcer para a Turbine. Só que... para aqueles que compraram o pacote full de Rohan, tiveram uma grande decepção. Mesmo aqueles que compraram o pacote básico, a Turbine se desculpou com as falhas que aconteceram e, como um tipo de "nos desculpem!", deram bônus aos seus compradores. Porém, o jogo se tornou algo estranho... Warsteed é incrível, as músicas DESSA expansion são sensacionais, a história parece que finalmente está andando. Mas só... voou muito rápido. Bugs existiam aos montes, assim como Isengard... tanto que em várias partes do cenário, eu caia e aparecia em outro lugar diferente (tenho prints), alguns outros eu simplesmente ficava preso por culpa do warsteed. Para quem esperava Instances e Raids, não tivemos... e no final do ano, com o filme The Hobbit vindo, surgiram 3 novas instances voltadas ao The Hobbit (que na verdade eram meio que básicas). E foi agora em 2013 que vieram instances especiais e a raid.

Mapas até então: Anteriores + Rohan(SutCrofts, Norcrofts, Entwash Vale, Eaves of Fangorn, The East Wall, The Wold) + Wildermore(Abril de 2013)

2013 - Helm's Deep

Enquanto não sai ainda Helm's Deep, aparecem updates. Um deles (AQUI) me abismou um bocado... além de todos os pequenos benefícios e itens, vejo esse "Journeyman Riding Trait (Account) - Upgrades all mounts on your account to have +78% speed!" por 2995 TP. Eu achei um tanto insinuativo, porém, quem tem vários cavalos e gostaria que eles fossem mais rápidos, isso talvez seja uma mão na roda.
Eu adoraria ver em Helm's a possibilidade de ter cavalo, ao menos aos F2P, gratuitamente. Outra coisa que gostaria de mostrar é a insatisfação que foi Rohan para alguns (AQUI e talvez este AQUI, existem diversos se você pesquisar certo!), como sempre, teremos os hardcore que apoiarão sem exigir um bom retorno. E no final deste ano, se não me engano, termina o contrato que a Turbine estendeu, 4 anos atrás...

Mapas até então: Anteriores + West Rohan (Westemnet) + Fangorn...?



2014 (...?)

Atualmente... é esperar para ver. Como as informações oficiais, tanto pelo wikipedia quanto por parte de contratos da Turbine, o término dessa renovação anterior (2009 estendido por 4 anos, ou seja, até 2013), é esperar com a vinda de Helm's Deep, ver o que a desenvolvedora fará, questionada numa sessão de perguntas e respostas (que fazem vez em quando), foi somente jogado a resposta e ficou elas por elas, com um amargo "daremos suporte por anos ainda", fala e não fala... diz sobre suporte, mas desenvolvimento/continuação, nada...

Torço seriamente para a renovação e um revamp, de curto e grosso modo dizendo, do jogo inteiro... com o que deu para ver, a empresa lança e vai corrigindo durante o tempo que der (no sentido de quando conseguem tirar um erro/bug mesmo, não no sentido de zombar), deixando a desejar muitos e outros ficarem frustrados. 

Como aqui no blog, fiz um teste criando uma conta totalmente free-player, infelizmente, não vejo uma vantagem de um free-player continuar jogando com tantas restrições e microtransações, que te forçam a tirar limitações disso/daquilo, cavalaria e etc. Não digo para facilitar, mas dar uma revisada e mudarem muitas coisas, principalmente a engine, pois, mesmo sendo deles próprios, não conseguem manter corrigido adequadamente.

Fora disso tudo escrito, achei muito bacana quem criou esse mapa com base dos mapas que existem, tirando Wildermore:


Fonte: http://img86.xooimage.com/files/0/6/f/montagerohan2012-3667d8b.jpg


Fonte pt-br: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Lord_of_the_Rings_Online
                    http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Lord_of_the_Rings_Online:_Mines_of_Moria
                    http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Lord_of_the_Rings_Online:_Siege_of_Mirkwood
                    http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Lord_of_the_Rings_Online:_Rise_of_Isengard
                    http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Lord_of_the_Rings_Online:_Riders_of_Rohan

Fonte inglês: http://lotro-wiki.com/index.php/Patches
                    http://homeworld.wikia.com/wiki/Sierra_Entertainment
                    http://homeworld.wikia.com/wiki/Vivendi_Games
                    https://en.wikipedia.org/wiki/The_Lord_of_the_Rings_Online
                    https://en.wikipedia.org/wiki/The_Lord_of_the_Rings_Online:_Mines_of_Moria
                    https://en.wikipedia.org/wiki/The_Lord_of_the_Rings_Online:_Siege_of_Mirkwood
                    https://en.wikipedia.org/wiki/The_Lord_of_the_Rings_Online:_Rise_of_Isengard
                    https://en.wikipedia.org/wiki/The_Lord_of_the_Rings_Online:_Riders_of_Rohan
                    http://wisnoskij.blogspot.com.br/2011/04/desktop-wallpapers-my-ideology-and-some.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, tem tanta informação errada nesse post (Dragoich por exemplo foi lançada com a exp, as raids q lançaram depois foram Saruman, e no foi por ter bugs que demorou a lançar. Tirando que na exp de RoI que vc diz ter sido lotado de bugs eu upei nos 3 server mais populosos da NA e não vi ninguém reclamando de bug em landscape, só o Dragoich mesmo (que não bug mais, foi arrumado), sem contar q do tópico da insatisfação com Rohan que vc postou uns 80% diz q vai fazer pre-order se tiver bonus bons, se não tiver vai comprar quando lançar.
A respeito da renovação de contrato, Sapience postou umas 5 vezes que Turbine VAI desenvolver o LOTRO ainda por muitos anos, WB comprou Turbine, eles tem a licença durante um tempão ainda.
Não sei se vc vai aprovar esse post ou não, mas te dou uma dica, pesquise direitinho as coisas antes de postar, vc ganha mais credibilidade sabendo do que ta falando.

KM/Shinma/Mauricio disse...

Caro Anônimo,
Claro que vou aceitar o comentário e ao mesmo tempo falo ponto a ponto e agradeço mesmo assim :).
Nisso admito meu erro, exagerei em dizer 6 meses (mas quase foi)... quem demorou mesmo foi as de Orthanc (Update 5), ela não veio junto junto. Tanto que quem pegar pacote Isengard base, não teria elas e Draigoch. Bem provável que eu estava na pressa de digitar tudo antes que esquecesse das coisas e nem repassei o olho atentamente.
Quanto aos bugs... sim, pelo tanto e tanto que encontrei de informações nas pesquisas, todas chegaram num mesmo ponto, havia muitos bugs e não lançaram antes mais cedo para sanar possíveis falhas em completar ou falhar.
RoI eu disse que houve muitos bugs, o termo pra mim é menor que lotado, que fique claro. E diante das pessoas que joguei (ou estive de parceiria sem que soubessem) e dos fóruns, sim... alguns desses diversos jogadores sofreram sim, mas isso não foi totalmente um problema (houve partes do cenário que eu simplesmente sumia e não sabia onde estava, tirando o radar para me ajudar, quando eu pedi ajuda, tentavam me achar e nada, mas isso é só um exemplo).
Poxa, você tem essa base de dados? Eu não acho que seja 80%, já que pareceu que a população diminuiu drasticamente. Só se for dessa porcentagem que mantem a garra então, nada contra. Eu sinceramente achei bom Rohan, mas o custo e benefícios que me deram não foram supridas, mesmo que dessem "presentes" aos seus players que compraram e tiveram certas frustrações.
Essa postagem do Sapience... se me lembro bem, ele não tinha dito de desenvolver (no sentido de criar novas expansões, talvez), mas sim de manter o suporte e manutenção... quanto a licença, nem argumentarei, não por ser sem educação de minha parte, mas apenas não achei tal informação de que está estendido por mais tempo, tirando o tal suporte.
Pesquiso e pesquisarei direito sim e sei sim do que falo. Valeu mesmo assim pela dica. Abrs.