quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Ainda vale a pena?

E ai galerinha, hoje venho com uma temática um tanto complicada, além de que possa ser ofensiva para alguns.

Tenha em mente que essa é uma opinião pessoal e que você não precisa se sentir ofendido se houver palavras minhas que te façam frustrar sobre o jogo em si.

Bom, vamos as análises?

Pontos cruciais e mais pessoais eu não comentarei para não estragar o texto, apenas farei algo focado de forma geral aos acontecimentos e com leves pontos pessoais.

Querer tapar o sol não é do meu feitio, então serei direto ao ponto e requestiono isso para você também, caro leitor:

  • Lord of the Rings Online ainda vale ser jogado hoje, ano 2015?

A resposta é complexa. Sendo realista, LotRO não é um jogo novo. Mesmo com esse "defeito", ele mostra que é belo e tem qualidade com uso e abuso dos recursos de DX11.

Por ele ser um MMORPG antigo, infelizmente segue os padrões sem dinamismo de quests e outras coisas mais que exigem muito tempo para você completar (ou não completa-las, pois, tem horas que é insuportável o desafio gigante)!
DICA: leia também o post sobre a história de LotRO que fiz, CLICANDO AQUI!
O outro problema é: Quests em exagero. Pelas contas que fiz e não são de toda exatidão, chega a cerca de 2800+ quests, com áreas free, áreas pagas, epics... é muita coisa. Além disso, a quantidade de golpes existente por vezes sempre me incomodou, mesmo com uma diminuída, ainda tem golpes que não fazem sentido existirem.

Para sua época de origem e necessidade (ao meu ver), a Turbine tentou entreter e segurar os jogadores para um caminho futuro, a dificuldade era imensa, porém a necessidade de uma "união" entre jogadores também era precisa. Não é a toa que quem tinha a paixão por LotR conheceu pessoas fantásticas no jogo e podem ou não estarem juntas até hoje. A essência de LotRO e o ritmo, para a época, era essa: União e respeito, não uma batalha PvP, era puro PvE com foco nas Raids (12 e até 24 jogadores) em instances, small fellowship (3 pessoas), fellowship (6 pessoas)... e quests normais.

O problema parece que a Turbine não quis acompanhar a evolução (sim, eles usaram o DX11 para melhorar os ambientes mas e ai, só isso) e quis manter a mesma coisa, até que começou a forçar jogadores a gastarem mais (além dos que já gastavam por VIP). Outra coisa também que vejo é a falta de atualização de coisas que todos adorariam (sim, tocarei na mesma tecla...), Character Creation melhorado e uma mudança nesse visual ultrapassado.

O parágrafo acima acabei pulando uma parte fundamental, os momentos P2P para F2P (respectivamente Pay-to-play e Free-to-play). Dos pacotes de quest-área, posso dizer que uma época frustrante foi quando surgiu a Raid em Ost Dunhoth, localizada em Enedwaith. Após ela, veio Isengard, novo mapa, novos áreas, saída de "cap" para HP, Power, enfim... ritmo melhorou para quem estava 65 até 75 (nesse momento até o level cap atual o XP ganho parece ser melhorado justamente por críticas de exageros de desafios), mas o clima não estava já tão animado.

Voltando para questões de evolução, LotRO (Turbine, na verdade) poderia aprender com a Blizzard sobre fazer um update gráfico de seu universo, isso seria agradável demais. Outra seria a desnecessariedade de tantas quests... cada mini-cidade tem 10, 15, 20 quests. Sei que não é necessário fazê-las, mas manter por manter é perda de tempo. Seria de fato uma necessidade grande de revisão geral. As recompensas também deveriam ser valiosas (só noto essa melhoria nos mapas mais recentes, talvez de Isengard para a atualidade).

Bom, a partir daqui tive uma surpresa... me passaram um link com comentários de um possível ex-funcionário da Turbine, que para mim, mostrou-se ser alguém real e não querendo denegrir a empresa como alguns possam pensar.

Estou impressionado com uma postagem de um suposto ex-funcionário da Turbine (link na fonte), onde ele demonstra, não numa tentativa de denegrir a empresa, mas sim mostrando como se deu o rumo do jogo.
É complicado falar somente de um trecho, pois, ele cita muito, mas muito "tempo decorrido", dizendo sobre o crescimento da Turbine, que seria mais uma empresa de fundo de garagem e conseguiu com sucesso criar MMO que alavancaram por anos, a trajetória de algumas updates em que ele foi requisitado e esteve presente, além de fotos que provam isso.

Se você, caro leitor, tem conhecimento em inglês, leia! Caso não, tente usar o google tradutor, fiz um teste, ele pode conter alguns erros de frase, mas tente ver as que ficaram sem sentido, compare com a original e tente pegar o sentido da frase, pois, essa matéria é muito essencial justamente por essa postagem que eu estava rascunhados faz algumas semanas.

E bem, falei, falei e falei, como eu faço bastante, mas ai volto ao título: Vale a pena ainda?
Posso então dizer e separar, infelizmente, em dois grupos de jogadores: Se você quer algo rápido, que consiga avançar de maneira não cansativa, não jogue LotRO, no máximo tente fazer o início, descobrir como funciona de forma geral...
Agora, se você for um jogador paciente, que odeia PvP (ou não tanto e não faz tanta questão de ter), gosta de aproveitar o ambiente, música, fazer quests que não te levam a um grande avanço (sim, não dão XP decente, não tente negar caso você seja um jogador de LotRO! Aliás, eu digo justamente de mapas até Moria, mesmo com update e revamp, continuam complicadas), não quer tantos problemas e gosta de se entrosar com todos, seja gringo ou br, então aproveite LotRO, pois, ele é maravilhoso nesse aspecto!

Um último comentário: 
O que posso dizer também é que as pessoas deveriam ter a mente mais aberta e não ficar somente no contexto de que "você não sabe de nada, esse é o melhor MMORPG do mundo e isso e aquilo". O mundo é abrangente demais e o universo de MMO é vasto. Ainda mais com mais e mais vindos, uns ficam, outros vão e tem aqueles que estão morrendo. É necessário por horas parar, olhar e ver se dá para continuar jogando um MMO, se já não é hora de largar ele e partir para coisas mais light ou de realmente viver a vida (já que MMO suga sim sua vida).

Bom, era isso, espero que tenha sido agradável a postagem sobre tanto a "vale a pena-bilidade" de LotRO como de tantos outros.
Abraços a todos e até a próxima postagem! Espero que seja em breve.

Fonte: http://lotroplayers.com/2015/03/05/former-turbine-employee-reveals-lotro-secrets/

2 comentários:

Unknown disse...

Fala Maurício,

Acho que é um assunto pra uma longa discussão mesmo. Mas de modo rápido, concordo em 100% de sua recomendação. Lotro não é um jogo para quem quer PvP e/ou coisa rápida. Não sei se a Turbine inicialmente quis que o player sentisse na pele a longa jornada entre Shire e Mordor e o quanto cansativa ela seria de fato.

Bem, eu jogo o jogo deste Dez/2010 e sigo jogando de leve. Mais pela história e afinidade com ela, do que qualquer outra coisa. E me lembro bem de ter explorado Moria o máximo que eu consegui, ainda quando o Cap era o lv65. Foi tenso ter passado algumas semanas ali dentro, sem ver a luz do dia, alternando as instances, varrendo mapa, deeds e sugando o máximo de TP que eu podia... e puts... quando eu retornei para Bree, parecia que havia nascido novamente e tirado das costas um peso enorme daquela atmosfera onde o jogo me levou. Se havia alguma dúvida quanto ao jogo ela acabou e Lotro me ganhou totalmente naquele momento. Porém, acho que nunca mais senti aquilo novamente. Talvez tentando agradar "a todos" a Turbine tropeçou um pouco

E tomando Moria ainda como exemplo, você já fez as instances de lá, em seus respectivos levels novamente, mas com os novos loots das instances escalonáveis entre lv50-60(S/L, Sambrog e as demais)? Cara, os Thrash pulls já não fazem medo a ninguém, nem a nada. Em poucos momentos se precisa de um heal. E um Boss sozinho que não derrube como o Gurvand em Dark Delvins, virou uma presa fácil. Lá estava eu e mais 5 amigos aproveitando o máximo de cada instance, em seus respectivos levels, mas fiquei decepcionado, pois posso dizer que o desafio acabou!

As quests em exagero nunca me incomodaram, mas tenho que concordar que o XP é baixo e os rewards são pra lá de obsoletos. É uma pena!

Quanto a parte gráfica, realmente. Eles precisam lembrar dos detalhes dos personagens. Ficou triste dar um zoom no rosto dos chars. Ficou completamente esquecido.

Depois desses +4 anos jogando, já possuo praticamente todo o conteúdo do jogo e largamente foi “comprado” com TP. Deu trabalho, mas de migalhas em migalhas foi possível. Porém, nunca vi problemas em ter que pagar por ele(ou qualquer outro). Mas ainda vejo que os Br tem muita resistência com isso. Talvez essas pessoas que mais se incomodem, sejam justamente aquelas que jogam bem os Pay-to-win por aí a fora.

Neste ponto acho que jogadores que possuem pouco tempo para se dedicarem a um MMO irão sofrer um pouco como Free-player, mas aqueles que tem mais da metade do dia livre ou que jogam todas as noites diariamente, não tem o que reclamar. É possível! E colocar um VIP de 1 ou 3 meses não vai doer. Na verdade, é bem recompensador. Eu coloquei 3 meses quando entrei em Moria e não me arrependo. Foi o dinheiro mais bem gasto que utilizei de 2010 pra cá hehehe.

Desculpa por falar demais... e no mais, parabéns pelo blog. Sempre que posso dou uma olhada aqui.

Grande abraço.

KM/Shinma/Mauricio disse...

Grande Giancarlo! Muito obrigado pelo seu comentário!

Pois é... uma questão bem áspera mesmo a se tocar em LotRO ahhahaahah, tinha mais coisas que eu gostaria de dizer, mas desvirtuaria e faria algo muito mais pessoal do que de forma ampla.
Infelizmente conversei por fora com dois interessados em jogar LotRO, eu mesmo me prontifiquei para ir falar com eles em particular e ajudar no que fosse possível, como esperado, o estilo de LotRO não agradou.

Sobre a Turbine, eles queriam sim que os players tivessem a sensação de jornada, viu Giancarlo, e posso dizer que até Moria (talvez Loth?) conseguimos sentir esses passos. E você, como eu, entramos numa mesma época de jogo ahhaha! Creio que por 2 ou quase 3 anos eu tinha um apego muito forte e seguia esse mesmo caminho seu, curtindo o ambiente, explorando, etc... era fascinante para mim. Você falando sobre Moria me lembrou os longos dias que tive também... bons tempos!

Putz, não fiz, Giancarlo, mas sei que o revamp teoricamente "melhorou o ambiente" pelo que soube (acho que ano passado quando fui visitar me assustei com NPCs dando quests já perto da entrada... poxa, eu me perdia loucamente naquele lugar! Agora ficou isso que sabemos...). Caraca, sério que está assim Dark Delving?! Preciso terminar aquilo... acho que finalmente consigo ahahha!!! Poxa, o desafio do ambiente que era bacana mesmo...

Então, sobre as quests, antigamente eu achava maravilhoso ir para em qualquer canto e ter quests... mas ai passei a notar o que citei, do XP medíocre obtido por sofrer horrores em algo e um item (se tiver) horrível. Ai eu preferiria um revamp geral para diminuir essas quests, melhorar o XP e o que ganha... infelizmente essa parte eu me seguro e muito para não falar e falar comparando outros MMORPGs, pois, é impressionante o que outros dão de XP (não exageros, claro, mas o essencial pelo sofrimento passado) e algum item que lhe será útil pelo caminho.

Você pegou exatamente no ponto que eu mais desgosto dos detalhes! É estático, sem vida, você não se apega fácil... e esse é outro que eu me seguro para não comparar com outros MMORPGs ahahhaha! Quando o Massively ainda postava, vira e mexe eu via umas pessoas querendo uma melhora no Character Creation e nos NPCs em geral, seria surpreendente ver isso e um reavivamento do jogo!

Concordo contigo... p2w já acostuma a pessoa demais, LotRO não é de todo mal pela maneira de que te força a garantir o seu dindin (ou não, se farmar, ahhaha, também estou no mesmo barco viu! Deed era comigo mesmo! Antes eu tinha um tempo valioso de sobra e passava fazendo deeds... hehehe ou farm mesmo! Os papos com meus ex-colegas de jogo eram divertidos, enfim... outro ambiente e pessoas na época). Putz, imagino, um VIP nessa faixa de tempo que você disse é muito útil mesmo, além de liberar coisas para o futuro (se eu me lembro bem, se você tivesse chars com mais de level 20 e o VIP tivesse acabado, estaria aberto os Swift travel para eles, não?).

Eu citaria mais coisas como melhoria nos estilos/visualização dos mapas, masss eu me alongaria ainda mais hahaha.

Curiosidade agora Giancarlo, já tem algum servidor em vista ou já está em algum que não irá cair?
Ainda estou na espera da votação lá no facebook para ver onde os Brs irão se acumular. Brandy eu prefiro passar longe (se abrir antes de eu trocar), mas só fico de olho nos mais votados, Arkenstone e Gladden. Maaaaaaaaas... até concordei com um lá, que a união duvido muito que ocorra.

Que isso Giancarlo, eu agradeço e muito seu comentário! Desculpe a demora pela resposta, ahahah, dei uma pausa nos meus trabalhos e me empolgo em escrever também. Obrigado também pela sua visita! Tento ao menos dar um "norte" para visitantes, além de ficar em cima dos updates, já que vejo boa quantidade de visita e isso já me satisfaz.

Abração!