sábado, 20 de maio de 2017

Poderia ser diferente

Hoje vou comentar algo que volta e meio vivo criticando sobre como poderia ser diferente o rumo de LotRO.

De antemão já deixo avisado que, para aqueles que se sentem ofendidos facilmente não é necessário ler em diante. Caso queira, leve em consideração a real situação e faça comparativos, mesmo que muitas coisas sejam diferentes.

O custo de um erro(s) vale a pena ser levado para todos?

Antes de iniciar, deixarei avisado que trarei 2 pontos... no primeiro sobre o que me incomoda de LotRO e no segundo os rivais atuais. (Alguns pontos você pode ver através DESTE LINK também)

[1] PONTO INICIAL DO QUE QUERO QUE VEJAM


Legendary Item

Fonte: https://sites.google.com/site/chromite/hunter/legendary-items/1stAge75Bow-256.png

Sendo direto e reto... arma lendária é bacana? Até que sim. Mas a necessidade de grind insano para OU vir os bônus desejados quando criadas OU montar com runas decentes é uma bosta sem tamanho!


Legendary Item - Imbued


Fonte: http://i.imgur.com/NQLVCZR.jpg

Somado a esse mecanismo de arma lendário, tem o sistema para "ajudar" nesse grind, para quem está no level 100 pra cima (e a arma idem), se não me engano, que é o modo de "imbuir" (imbued / imbuement), você podendo "upar mais" e mesmo assim sendo travado se for F2P.

War-Steed

Fonte: http://i.imgur.com/IwfiMAj.png

Outra coisa que inicialmente me agradou e posteriormente numa boa analisada me deixou bem decepcionado é o famigerado cavalo de combate armado, o war-steed (mounted combat), que o jogo te força a usá-lo cada vez mais a partir do level 75 pra cima. As áreas estão repletas de inimigos também em suas montarias... e o absurdo é a necessidade ferrenha desse uso, onde você montado ganha o bônus extra no ataque, que te força também ir atrás dele... o problema disso? CHAMAR A ATENÇÃO DOS MUITOS OUTROS EM SUA VOLTA.


Region to Buy - Rings in mini-map


Note que, alem dos NPCs indicativos, existe no mapa os rings que o confundirão se houver outras quests com NPC próximo (ou também no mesmo NPC)

Uma coisa que é banal mas que me incomoda bastante é sobre as argolas nas cabeças de vários NPCs em regiões que ainda não comprei. Não que eu ache ruim isso, o problema é que, se eu obtenho essa região, elas simplesmente somem do destaque, chegando a ser ridículo a forçada de barra (por vezes já errei NPC por essa bosta). Se você entra em uma região que não tem ainda adicionado ao seu jogo, beleza, faz como acontece, entra na região e aparece o pop-up alertando de que você não o tem e pode compra-lo, sumindo com os mini-rings no mini-mapa. Simples!


Auction House


Exemplo da tela do Auction

A Auction House, ou AH para os mais intimos, se tornou algo também banal após certo level (não lembro se 80 pra cima ou relativo), onde mesmo que você queira separar por necessidade (HP, Will, Agility, etc), a maioria dos itens agora vem com esses atributos. Fora esses itens, existem também os itens com slots para runagens, que também é outra coisa insana que foi adicionado de uns tempos pra cá.

Skills

Fonte: https://thekhazadguard.files.wordpress.com/2011/04/rk-qucik.jpg
No exemplo, bar skill de rune-keeper

Ainda existe um exagero em quantidade de golpes para todas as classes... a tendência de melhor escolha seria no max 2 barras (10 cada) e no mínimo 1 barra com uns 8 tipos de ataques otimizados, obviamente. LotRO tem a peculiaridade ainda de manter a tradição de sistema lento e por vezes com mais de 3 barras com ataques diferentes (isso sem contar quando você está na montaria que muda E/OU as classes que tem um diferencial extra, tipo Warden ou Burglar).
Craft

Crafting é uma coisa que me deixou bem decepcionado na atualidade... chegou os deposit de Dagorlad e só são materiais trocáveis agora... (LINK).


Epic Battle

Epic Battles... prefiro nem comentar, porém deixo citado aqui essa aberração, digo exclusivamente as de Helm's Deep.



Reflecting Pool

Pool em Trestlebridge

Lembrei de algo também, sobre os Reflecting Pool, onde você pode acessar quests instanciadas, principalmente dos Books da Epic Story, refazendo-as ou para algum outro motivo. A questão é: você PRECISAR ir até certos locais para acessar específicos... e quando termina você cai em outra localidade! Exemplo: Não lembro o nome agora de uma instance em que você pega em Rivendell e acaba caindo em Angmar após termina-la. Não há necessidade disso! E poderia ser acessível todas as quests a partir da cidade que houver o poço.


Quests

Existe a questão da quantidade exagerada de quests e poucas recompensas valiosas: mais simples e direto que essa é impossível. É bacana desbravar no ambiente e você encontrar uma quests, fazê-la e ganhar um item realmente bom para trocar ou vender, além disso em sua maioria repetitivas demais. Mas não... em sua maioria na antiga parte (Eriador, Rhovanion melhora um pouco, porém, mesmo assim é trágico certos momentos), as recompensas são um XP ridículo, item descartável e uma recompensa em silver baixíssima. Sério, deveriam melhorar isso.

Character Creation

Fonte: https://www.blogcdn.com/massively.joystiq.com/media/2010/07/lotro-rb-715.jpg

Outro decepcionante que sempre bato na tecla é o de character creation, NESTE LINK e também NESTE OUTRO LINK, onde tem alguns pontos bons.

Outros

Antes de terminar, o que vejo é o que eu sentia antigamente: Você chega rapidamente ao level 20 e 30 (se você for casual, pode demorar 2 semanas para chegar nesses levels, para um rushador em menos de 1 dia ou pouco mais de 5h chega ao level 20), fica estagnado se não obtém os pacotes e outras expansões, mesmo que por vezes exista promoção na Steam e outros locais, eles não agregam você a satisfazer do desbravamento e subir com gosto de level... é tudo lento e sofrível!

Agora me diga, um jogador novo terá vontade de continuar com tanta dificuldade para se avançar no jogo e com tantas travas que eles ainda mantém? Chega a ser insano tal atitude e entendo que essa submissão quase que masoquista é carregada a anos pelos fãs que ainda o defendem ferrenhamente.

Ah, antes também de prosseguir... só falei mal de LotRO e não disse nada bom? Meu amigo, os pontos que não citei aqui são claramente ou bons ou que eu esqueci. E dentre os bons está sim o vasto cenário que te traz uma imersão gigante (ainda mais com DX11 e status no ultra), as músicas são fantásticas em 90% da ambientação. Quem tem a disponibilidade de placas melhores consegue desfrutar da beleza que é a qualidade gráfica de sombras e luminosidade.
Não posso esquecer que o carro chefe principal de LotRO é justamente a sua história, ou melhor, Epic Story, que traz muito conteúdo e você podendo vivenciar aquilo, mesmo que por vezes pareça injusto o combate em alguns casos.
E por falar em cenário, reafirmo que até Moria é algo fantástico.


[2] PONTO DOS RIVAIS E "SUAS FALHAS"

Se existe algo que admiro bastante nos MMORPGs rivais é justamente conseguir dar a volta por cima e melhorarem o que seus jogadores não gostaram de algo.

Character Creation nem preciso reafirmar que em muitos MMORPGs, mesmo que próximos da época de LotRO, são bem melhores pela sua mecânica.

Black Desert deu uma cara nova e utilidade realmente interessante para as Houses... sério, vejam no Youtube os diversos vídeos e as utilidades! 

Em questão de conteúdo... os 3 que mais respeito são TERA, Black Desert e GW2. Sério!
GW2 trouxe uma cara nova com a expansão deles Heart of Thorns, com uma nova classe e o melhor, o custo é praticamente absurdamente baixo comparado a LotRO! (Vou pegar de exemplo uma expansão importante que houve em LotRO... RoI, o custo base é similar ao de GW2 HoT básico, porém, o pacote maior de RoI é infinitamente inferior a tudo quanto é o que o GW2 HoT oferece!)
TERA também trouxe alguns mapas novos, novas classes impressionantes (além de revamps) e muitas instances, além de cavalos voadores.
Black Desert vira e mexe tem adicionado conteúdo e novas classes também!

Um adendo sobre conteúdo... TERA se foca principalmente nos customizáveis e outros bônus para quem quiser pagar, o restante é F2P de cenário e você pode rapidamente upar até o level cap.
GW2 também, é pagar uma vez (agora principalmente com essa expansão que vale a pena) e sair aproveitando todo seu conteúdo.
Black Desert segue o esquema de GW2, se for mesmo o que me foi informado, pagando uma vez e você aproveitando seu conteúdo (Vejam ESTE LINK através de algum proxy online, pois, o mesmo se encontra bloqueado regionalmente por enquanto, nos resta é aguardar ansiosamente a liberação, pois, se for do mesmo jeito que GW2, então valerá a pena!)
UPDATE SOBRE BLACK DESERT: Agora terá o Closed Beta para America Latina e o melhor...parece que será em português! Para quem comprar os pacotes terá sua participação garantida e seu nome de família salva também, CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Tem a questão das Auction House desses games. TERA e GW2 para mim são fantásticos em compra/venda e funcionais, ainda mais por GW2 ter como trocar a moeda do jogo por gold (algo como pagar x gold pela moeda de LotRO ~antigamente as Turbine Point, agora é LOTRO Point~).

E esses mesmos 3 MMORPGs são dinâmicos em suas quests e também no quesito batalhar. Você vive aquilo, sente fazer diferença!

Agora, após ler isso versus o anterior você pode se perguntar "ué, cade as falhas?", pois é... usei até aspas para mostrar isso. Os 3 citados acima podem ter suas pequenas falhas, mas em sua totalidade são muito funcionais e eles ATENDEM ao seu público! O maior problema de LotRO é justamente esse: sua fanbase. De tão truncada e de tão exigida, ao meu ver, se torna algo desgastante e frustrante, sendo muito bom para quem deseja certas coisas e terrível para outros que não conseguem ver motivação para prosseguir (e já ouvi muito sobre "ahhh te falta amigos in-game, entra numa kinship que muda", só que a questão realmente não é essa).

E é isso, até uma próxima se houver novidades até lá!

PS: Estou fazendo as quests de aniversário... demorará um bocado para completar ainda, mas veremos o que terá no final e se realmente valeu a pena o esforço.

Fonte de apoio: Forum LotRO
Tópico em que usuários citam boas melhorias que poderiam fazer, só que...
Forum de WoW comparando

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