domingo, 3 de maio de 2015

Sobre comparação de MMORPGs

Como eu havia dito, colocarei nesta postagem os pontos que acho interessante e que poderia ser melhorado em LotRO aproveitando as novas tecnologias e outros MMORPGs que vêm surgindo.

E que uma coisa já fique clara: Esta é a minha opinião e, se achar que ela está fora da realidade, deixe um comentário sobre o assunto e algum embasamento.

Já aviso... o post será ENORME! E contém imagens!

Antes de iniciar, achei uma coisa interessantíssima: Um curso da Coursera com uso do LotRO para conhecer de sua história!

Segue o link: Coursera

Como todos sabem, ou aqueles mais envolvidos nisso (se você é novo, tudo bem, vai entender ao continuar lendo), MMORPGs tem uma função fundamental:


  • A de te manter entretido e te segurar o máximo possível para sua diversão e sugamento de sua alma e grana o quanto puder.

Bem, tentarei fazer um comparativo aqui, tirando o fato básico acima citado obviamente.
O fator entretenimento é algo que pesa bastante neles, isso é fato, te prende na história e te faz querer desbravar os lugares que nele contem.

Dos MMORPG que vou citar principalmente serão o próprio LotRO, AION, TERA, Guild Wars 2, um pouco de Neverwinter, RIFT e Dragon Prophet e do famigerado ArcheAge.

Falando nisso, deixarei uma menção honrosa para Tibia:


Muitas emoções e tretas! Oia o Lord Paulistinha ali embaixo (famosíssimo em sua época de ouro)

Quer você queira quer não queiram, pois, antigamente (quando comecei a realmente jogar um pouco foi entre os anos de 2003 a 2007) ele era (e ainda continua com seus jogadores bem ativos!) excelente, mesmo sem áudio algum, a interpretação de muita coisa e detalhes (como peso dos itens na bolsa, espaços, ataques...), eram fundamentais. Lembro também dos livros que eu encontrava perdido e em muitas áreas simplesmente desoladas de vida, onde você se empolgava com o mundo "como era e o que estava por vir". Alguns desses livros você poderia obviamente escrever e deixar lá para lerem.
O maçante era você ter que clicar para andar ou então usar setas. Magias eram necessárias que você digitasse as palavras de invocação e assim vai (além da raiva que você passava quando um fdp te bloqueada no caminho e você não conseguia fugir de, por exemplo, um Minotauro ou Aranha com danos pra lá de altos).
Se eu não me engano, tentei jogar nesse período o Runescape... mas era simplesmente horrível.

Deixando a saudosidade de lado, vamos entrar no embalo dos jogos realmente 3D além de conter músicas agora ahhaha!!.

A muitas postagens passadas eu disse sobre o envolvimento do pessoal da Blizzard (não digo dela em si, mas da subdivisão) com a tentativa de fazer LotRO (ficou curioso? Leia mais aqui: LINK . Acrescento que as minhas suspeitas só tornarão a se tornar óbvio, quanto ao anônimo que comentou, que bom pra ele que sempre foi liso o game, pois para outros não era isso não, eu me incluo nessa parcela).



[INTERFACE]

Pois bem, eu olho como exemplo essa imagem (tirada da internet) da tela de um gameplay normal:


Interface WoW Antigamente


Atual ou quase Gameplay da Interface WoW, não me foquei em achar uma ultra-atual.



 
Exemplo em video de LotRO em 2007:

Agora uma tela na versão mais atual, de Rohan:

E a mais nova:
Atualmente, tive que criar um char novo para mostrar como está a tela sem organiza-la

Bom, depois desse meio comparativo, vemos como existe a similaridade neles, não digo graficamente falando, mas nos recursos da tela.

De toda forma a tela ainda me parece exagerada demais, com um painel aparentemente poluído. Existe a possibilidade de usar plug-in, mas sinceramente um game que não beneficia da sua interface e deixa que plug-ins façam esse trabalho é no mínimo absurdo pra mim. E é ai que entra as interfaces de jogos como TERA e GW2 que, para mim, são excepcionais!

Interface de TERA (Visão normal, sem quests ativas)


Interface de TERA (Visão das opções extras ativas, sem quests mas com o painel exibido do lado)

Note que em TERA temos esse mini mapa um pouco translucido na tela para te guiar melhor, além do radar do lado. Além disso, a barra de XP é no canto de baixo da tela e seu status de HP/MP do lado esquerda (e buffs e debuffs serão exibidos do lado direito). Nele também temos uma quantidade considerável de skills, mas a maioria dela acaba sendo update das anteriores. Você pode simplesmente esconder a maioria das infos na tela para deixá-la mais clean.

Interface de GW2, mais limpa, impossível.

A Interface de GW2, como dá para notar, seria uma mistura de TERA com outros MMORPGs da nova geração (lembrando que GW2 é da ArenaNet e é um subsídio da NCSOFT que é sul-coreana, e a ArenaNet é formada por... antigos trabalhadores da, tadã, Blizzard!).
A barra de XP encontra-se também embaixo, porém, não existe barra de MP!
(somente algumas classes tem uma espécie de MP)
A existência de duas barras amarelas em cima indica o "Evade" que você pode dar em um golpe de inimigos, tendo 2 para usos imediatos e se recupera em questão de segundos.
Como nota, a barra de quests é singela no canto direito em cima, sendo o verde a história principal, o amarelo algum evento da ArenaNet e as brancas as missões diárias que você pode fazer e ganhar bônus agradáveis, tanto armas como coisas para craft. Eventos dinâmicos, tão famoso em GW2, ocorrem e surgem logo abaixo dessa branca, que aliás, são diversas e bem diferentes para cada área.
Ainda no canto direito só que em baixo temos o mapa, muito agradável de ser visto, em minha opinião!
E os famosos botões de options infinitos de tantos MMORPGs...? Tadã, lá em cima, no canto superior esquerdo e sem "explodir" na sua tela! Singelo e prático!

Não vou exibir de outros, como o citado Neverwinter (bem cheio e irritante) ou então ArcheAge (simplesmente uma fusão dos quatro citados acima, sério!)

Deixando elas de lado, tem a tela de AION:

Interface do AION... é...

Não tenho o que falar, mesmo quando houve uma época que tinha um macete de fazer uso de servidor BR e jogar somente com brazucas (não lembro o ano... talvez 2010 ou 2011... ou 2012 mesmo, sério) era extremamente zoado.
Foi então que ele se tornou free para felicidade geral e eu pude testar um oficialmente. Assim como a versão chupinhada BR, pra mim ele era complicado. Tem suas poucas melhorias, mas a interface é lotada e mesmo assim confusa. Um dos únicos pontos que gostei foi você evoluir até o level 10 (acho) e pode escolher um caminho da sua classe base, assim para os antigos jogadores de Ragnarok (joguei também... mas foi algo em torno de 1 mês e larguei).


[DETALHES DOS CENÁRIOS]

O que você gosta dos jogos, cenários e coisas escondidas? Pois bem, LotRO traz nele inúmeras referências, pontos interessantes e história em todo canto que você for. Aliás, é MUITO mas MUITO MESMO, parte deles entram em Deeds para serem completadas e você ganhar... bem, existem títulos (inúteis, desculpem) ou recompensas muito fuleiras. Somente algumas são para você realmente usar, em Traits, por exemplo.

TERA já não tem essa rebuscagem, somente seu cenário mundo aberto e você desbravar por eles.

GW2 já tem sim em cada canto de seus cenários detalhes precisos e por vezes recompensadores (se você completar o mapa ganha um kit especial).

Tirando esses fatos, existem coisas nos cenários de MMORPGs que me incomodam ao observar de longe ou mesmo de perto, seriam as "repetições de áreas de frames", por assim dizer. Veja melhor:

Olhando para o horizonte você nota o "Ctrl+C/V" na montanha.

E para você não pensar que estou falando somente LotRO, tem o caso de TERA.


Aqui fica um pouco evidente pela grama e ao fundo.


Aqui fica óbvio o Ctrl+C/V da grama.


Aqui eu forço a amizade do jogo, como ele me da a liberdade de desbravar até as alturas das montanhas seguindo atalhos, pode observar ao horizonte onde termina o mar no gráfico e a parte não visível da montanha com repetição de frame (pelo lado direito da imagem).


Ai eu me jogo dentro de GW2 e vejo o que?


GW2 - Ctrl+C/V? Nope


GW2 - Ctrl+C/V aqui? Nope também!


GW2 - Agora tem Ctrl+C/V? Definitivamente não!

Achei um Ctrl+C/V! Só que veja só... ele é aprimorado! Mesmo em LotRO, perto você nota a repetição, aqui, ao se aproximar, ele suaviza e deixa bonito!

(Longe)

(Perto)

É meus caros... vai dizer que esse cenário não é de abrir a boca? Eu admito que tive um certo preconceito com GW2 justamente por ter que pagar... porém, pagar UMA VEZ e ter a diversão que tenho me garantido, não tenho como mensurá-la em palavras!

Uma coisa que me esqueci de dizer é que TERA e GW2 não existem muitas paredes invisíveis. LotRO existe muito e é frustrante por certas vezes. Em TERA ou GW2 você pode entrar em diversos locais e olhar para diversas áreas. Se você achava Bree-town grande, tente olhar para Velika de TERA (cidade principal dos humanos, mas também pode ser outra, porém, como as outras dependem de mais level, essa é a "cidade inicial" para todos) ou então se ASSUSTE com a tremendiosidade e esplendorosidade de CADA CANTO, CADA ESTABELECIMENTO e tantos outros mais da cidade principal dos humanos em Guild Wars 2: Divnity's Reach!

Complicado achar uma imagem boa de Bree-town, mas aqui tem vários pontos:
https://lotro-wiki.com/index.php/Bree


Bree-town Map
(off: note essa evolução do mapa de Bree : LINK )


E ai passamos para Velika em TERA:







Velika e Map

E finalmente chegamos a Divinity's Reach em GW2:

Visão da área externa de Divinity, uma cidadela dos humanos

Um canto já dentro de Divinity

Divinity's Reach Map

Preciso falar algo mais do quão grande e bonito é? Além de que a quantidade de locais, se formos ver de LotRO para TERA para GW2, locais no sentido de "interagir" é muito grande o pulo de um para outro!

Em LotRO enfrentamos uma quantidade abusiva de Loading a cada porta aberta e local interno, infelizmente.

Em TERA isso é extremamente reduzido e em GW2 é o mínimo possível, já que suas áreas são ligadas com outras por caminhos (que são portais entre rochas, caminhos, águas, etc.), deixando cada área altamente aberta e sem Loading apenas por entrar numa maldita porta!



[QUESTS]


Tirando essa questão da estética e agradabilidade da interface, vamos para a parte que para muitos é o fator chave de um MMORPG: Quests e o envolvimento por uma história.

Em questão de história, podemos dizer que sim, LotRO tem o seu ponto forte nela. Melhor dizendo, o ponto chave dela é a história épica, ou Epic Story.
Fora a Epic Story, cada região terá suas milhares de quests, exagero meu, mas em torno de 100 pra mais cada região. Além disso, você terá a necessidade de completar a Reputation da facção daquele mapa se quiser algum item importante (veja como itens de craft, travel ou melhor parte de armadura). Algumas regiões existem mais de uma e isso acaba por se tornar algo maçante.

Já em TERA temos sim um pouco de história pelas causas dos Argons, eu diria que é razoável, já que TERA tem seu foco mais na batalha de guildas pelos territórios ou então pelo PvP em certos servidores. Ele tem uma história principal a se seguir, mas o ritmo dela é meio rápido, já que é necessário ter alguns níveis a mais para continuar em certos pontos. Também existe o sistema de reputação de facções, mas nunca me aprofundei nele.

Seguindo para GW2 temos também história do mundo deles (Tyria) e da volta dos dragões que poderão destruir o mundo. Pontos fascinantes deles é exatamente o que se pretende: batalhas entre servidores contando com o PvP puro, só que um tanto diferente! Fora isso ele tem sim sua história principal, sendo que dependendo do seu nível, novamente, necessitará aumentar para abri-las. Fora isso entra uma coisa interessante: Não existem quests! O que acontece em GW2 é que ela é dividida por regiões e nessas regiões existem microrregiões, das quais você terá, se quiser, que completar os corações dourados. Achou maçante? Nada disso! Os desenvolvedores deixaram o mais agradável possível para você se aventurar pela área e completá-las sem maiores dificuldades.

ArcheAge sinceramente achei complicado seu sistema, mesmo que pareça "agradável", coisa que não achei. Neverwinter então... eu achei ele interessante por um tempo, ainda mais que existem quests que você pode idealizar, enviar para a galera que desenvolve e eles farão se for muito boa a idéia. Além disso, agora se encontra totalmente em pt-BR as legendas!

Uma coisa fundamental que esqueci de dizer: Em GW2 e TERA existe um agradabilíssimo sistema de aceitar quests/conversar. Você não precisa clicar para os NPCs te responderem... basta você chegar perto deles e usar a tecla F! Você também pode clicar, claro... mas puxa, é uma praticidade tão grande evitar trocentos cliques.

Exemplo em TERA, ao se aproximar do NPC ele fica centrado/utilizável, por assim dizer... muito bacana!


[LEVELING/EVOLUÇÃO]

Esse é outro fator chave em muitos MMORPGs, se ele vai ser ou não complexo em suas jornadas.
Sendo extremamente saudosista agora, LotRO, para mim, as melhores partes do jogo em si foram as iniciais, acrescentando Lone-Lands, Trollshaw, Evendim, Angmar, Enedwaith e Moria. Algumas outras partes de outros mapas também me fascinaram, mas essas são as mais pra mim.
Aproveitando essa questão, as músicas em LotRO são o outro ponto fundamental, principalmente nos mapas iniciais elas são tocantes e agradáveis demais, aliás, tem um mapa que tem uma trilha sonora fantástica, a do mapa Rohan, quiseram inovar e ficou incrível, pena que o Mounted Combat parece que matou para muitos jogadores.
Falei, falei e falei mas não disse de como você evolui nele, né?
Pois bem, pegando o barco com a parte de Quests, LotRO tem um problema sério de que muita coisa que você fizer, ao menos quando eu fazia, não trará muito XP de retorno, por vezes, o XP ganho é ridículo demais! E você somente os faz para completar Deeds de áreas. Até o level 20 você evolui rápido, depois disso que complica, como já expliquei NESTE LINK AQUI.
Lembro que eu jogava mais para aproveitar o ambiente, as histórias de cada cidadão, cada detalhe... eu emergi realmente em LotRO. Depois que cheguei no 65 sumiu isso e fiquei meio perdido... só continuei pela Epic Story mesmo.

TERA, por outro lado, você completa a história principal e vai seguindo pelos mapas, com indicação neles mesmo de level! Não tem como você sofrer ou errar, está no level 10? Vai para aquele x mapa que você conseguirá fazê-lo! Não tenho o que reclamar dele, ele simplesmente é dinâmico e bem "siga por esse caminho, mas se suportar, pode seguir por este também!".

GW2 tem um fator muito curioso, você VAI UPAR, quer queira, quer não queira! (mentira, se você jogar vai upar, se ficar parado, só se ganhar alguma scroll de level up ahahha).
Completar mapas, para mim, é a coisa mais agradável e que GW2 traz, além de que, se você chegar ao level 80 pode continuamente completar o level e receber bônus por isso! Você pode ou não completar os mapas e ir trilhando o caminho, como em TERA, lá também tem levels recomendados para cada área e, se você for de um level muito acima ele restringe ao limite daquela área, para respeitar todos que estiverem nela e não algo como "opa, área level 20, vou chamar meu amigo level 100 pra limpar rápido", sabe?

E como fica, graficamente falando, essa questão? O site Tentonhammer (segundo link opcional) fez esse gráfico de maneira agradável e simples.


O que ela quer dizer? Que você não sofre para upar, você upa no seu ritmo se quiser também em GW2! Se quiser ficar até o level 80 rodando em 3 áreas, fica! TERA segue quase nesse mesmo estilo, pois, uma coisa que me agrada nele é a rapidez que encontra jogadores para fazer as dungeons

E os outros? Ah meu caro... os MMORPGs de maior data tem esse mal antigo... de demorar... demorar... demorar...


[SKILLS]

O tópico Skills é um dos mais rápidos a se dizer: Olhe atentamente para as imagens que postei lá em cima em Interface... qual deles é o mais simples?
A resposta é óbvia, GW2, porém ele não é somente simples, ele é robusto, a maioria das classes, cada uma, terá na x arma um efeito diferente. Por exemplo um machado, que pode tanto Warrior como Ranger usá-los, porém, os efeitos serão diferentes!

LotRO, assim como WoW, tem uma pesada gama de Skills, muitas vezes você se perde ou então algumas ficam "inúteis" por existirem. Classes como healer, rune-keeper ou lore-master existem uma infinidade de skills complicadas e fáceis de você se perder caso não tenha conhecimento ou costume sobre elas.

TERA sofre um pouco desse mal também, porém, sua dinâmica em batalhas mostra bem interessante as chamadas "chained-skills" durante as brigas, tanto que você só necessita apertar backspace para que ela ative e siga para o próximo golpe!
Esse tipo de "chained" acabou por surgir recentemente em LotRO, quase pensei que eles fariam algo como em TERA, mas não, apenas mostra as opções que "se ativaram de golpes encadeados após x golpe ou efeito ter sido causado".


[CRAFTING]

Esse temos um vitorioso fácil:
LotRO!
O único problema de LotRO é a simples necessidade de abrir para níveis superiores o uso do craft, mas até o momento foi somente uma vez. Imagine quem realmente joga com fervor e, em seus alts, teve que abrir para cada um(Tenho em 3 ou 4 chars)? Custa 295TP, se não me engano. O maior problema é se você acidentalmente apaga o seu char (eu...) ou então troca de craft (como já tive um conhecido que fez), da uma angustia perder...

TERA tem sua craft boa também, porém, os custos para realmente usar é altíssimo! Pelo que eu recebi de resposta dos gringos, a melhor opção lá era upar até o max e dai partir para o craft, pois, estando no max lvl o ganho de dinheiro ajuda na parte do craft.
E isso serve para GW2 também, porém, uma coisa que me esqueci de citar: para garimpar em LotRO você precisa da picareta, que quebra com o tempo. Em TERA você não precisa! O garimpo do material é tranquilo! E em GW2 ele centraliza em três tipos: Madeiras, pedras e plantas (creio que TERA também são 3 ou 4 tipos).

Tem outro porém também: O tempo para cada material em LotRO... dependendo do que for precisar fazer, levará no mínimo uns 5 a 10 minutos (isso se não tiver o material já limpo E não for com utilização de outra especialidade), isso para poucas peças... para muitas, meu amigo... se prepare! E ai se sua ferramenta quebra antes de chegar à metade!
Isso não acontece em GW2 e TERA, eles são altamente práticos e, se você precisar refinar 100 pedras, ao invés de demoras minutos levará em torno de 1 ou 2 minutos!


[AUCTION HOUSE/TRADER]

E por falar em Crafting, temos o famoso Leilão de itens!

LotRO tem uma quantidade grande até de itens na AH (Auction House), para os mais familiarizados, porém, o tempo de venda delas pode ser simplesmente frustrante. O limite é de 2 dias por alguns copper de pagamento e se não me engano 10% do valor a ser pago final.

Outros jogos também tem esse pagamento, porém... vocês não viram nada igual a GW2 e TERA!

Itens bons, que você acha que vai vender, tenha certeza, irá vender! Esses tempos eu obtive um item muito estranho de GW2, exotic e ele custava muito alto. O resultado? Coloquei um pouco abaixo do maior valor e ele vendeu em questão de horas!

Se você não entendeu a questão de Exotic de GW2 ele seria algo como um drop dourado de LotRO, porém, GW2 tem mais dois níveis além do Exotic, só que esses são simplesmente complicadíssimos de se criar (necessita de craft neles).

Aproveitando o embalo, dou exemplo dos tipos/raridades de armas em LotRO, GW2 e TERA.


LotRO

Existem armas:
  • (cinzas) common
  • (roxas) rare
  • (azuis) incomparable
  • (amareladas) Uncommon
  • (laranjas) Epic
  • sejam por drops de bichos ou somente em instances/skirmishs (existe a possibilidade de ganhar um pelo bônus diário).

  1. Existem armas normais (roxas) e a critadas (azuis), caso seja craftadas, porém, existem também azuis e que podem ficar amarelas através do crafting.
  2. Para as armas "age", das armas lendários, podem ser roxas, azuis e amarelas, sendo que seria Terceira Era, Segunda Era e Primeira Era respectivamente.
  • Para maiores informações, clique AQUI



TERA

  1. uncommon, verdes
  2. rare, azuis
  3. superior, dourados
  4. Quase todos com a possibilidade de encantar (estará escrito Enchatable na arma) e chegar ao nível "15" de rank (fácil de observar com +[número] [nome da arma])
  • Para maiores informações, clique AQUI


Uma coisa bacana de TERA é que nas regiões podem dropar pedaços de armas, com as quais você completando a quantidade que pede, você transforma-a em uma arma dourada!

GW2

  • Existe basicamente:
  1. (cinzas) Junk
  2. (pretos) Basic
  3. (azuis) Fine
  4. (verdes) Masterwork
  5. (amarelos) Rare
  6. (laranjas) Exotic
  7. (um tom rosado com vermelho) Ascended
  8. (roxo) Legendary
  • Para mais informações, clique AQUI


[HOUSE]

Aqui vem um diferencial: LotRO tem um acolhimento maior quanto a casas próprias ou mesmo de casas da sua kinship. São diversos cantos a se escolher dentre Bree-land(Humanos), Shire(Hobbits), Blue Mountains (Anões) e Ered Luin(Elfos).
Lembro-me de ter lido sobre que haveria um novo local para casas, mas duvido muito, pois, eles estão fazendo uma limpa geral, notei bem isso.

Bom, TERA tem somente a casa das Guildas (ou Kinship se for pensar em LotRO), já GW2 não tem, se não me engano você tem uma área especial para sua Guilda, mas só.
ArcheAge não cheguei a ver, mas, pude notar que tem um envolvimento grande com construção de casa!


[MONTARIA]

Montaria... ahhhhh o grande espetáculo de ter seu próprio meio de locomoção e menos caminhar.
Aqui temos um certo pulo em abismos:
  • LotRO, tem diversos modelos diferentes e comemorativos. Atualmente existe os tais "War-steed", para usá-los nas Montarias de Combate. Sinceramente........................... esses cavalos são tensos, até um tempo eu os achava bem interessante, mas depois dos updates, rapaz... Além de que, para você cavalgar inicialmente tem que ter uma fucking Riding Skill para CADA PERSONAGEM... ou então ser VIP por x tempo ou também comprar o pacote Samwise Gamgee que recomendei em uma das postagens.
  • GW2, não meu caro, não existe! E isso se deve a relação que eu disse em Quests e logo mais direi sobre Teleports. Uma coisa interessante a se dizer é que em breve teremos as asa deltas também.
  • TERA, aqui vem o que gostei pra caramba: você GANHA uma montaria! E não tem que fazer a fucking compra nenhuma! E elas são realmente úteis e rápidas! Você está andando e click na tecla, ativa na hora e já percorre normalmente!


AION seria como GW2, mas no caso eles tem asas. ArcheAge então seria um misto de "asas" (asa delta) e montaria de TERA.


[TELEPORT]

Teleports... outro grande invento para alguns jogos, te levando de um local a outro totalmente diferente em questão de segundos!
LotRO, como bem sabemos, temos um importante recurso, que seria o "Milestones" e também o "Return to (um dos locais existentes com essa skill)". Antigamente para justificar seu uso você tinha que comprar travelling rations (acho que o consumo era 5 ou 10 por skill de viagem usada... não lembro) e a maçante 1h de espera se eu quisesse usá-la de novo.
Atualmente o cooldown é de 30min para "Return to..." , enquanto Milestones continuam com 1h. Existe itens na LotRO Store que diminui isso pela metade... mas continua horrível a meu ver (ainda mais que existem quests que exigem de você tempo para ir, entregar e voltar poucas vezes!).
Resumindo o teatro: LotRO é GIGANTESCO e se você quiser ir para x local rapidamente só teria algumas opções como:
  1. Ter um hunter que tem o travel para o mapa;
  2. Ter um colega com apito/corneta para te summonar lá;
  3. Ter a corneta de summon de quem for da sua party;
  4. Ter milestone daquele local ou ter, infelizmente, completado da reputation da área e conseguido a fucking skill de "Return to...";


E se você não tiver nenhuma dessas opções... meu amiiiiigooo... ou tu vai ter que caminhar brutalmente ou vai ter que cavalgar (se o tiver!) e/ou então abrindo os caminhos dos estábulos!
Essa parte dos estábulos é complicada caso você queira ir numa área com 10 níveis acima do seu... os bichos simplesmente irão atrás de você! Se você conseguir correr e falar com o dono do estábulo (e tiver sorte de ter algum char na área ou então NPC defensivo), você está com sorte para retornar por um travel via estábulos seguro.
Falar nisso, para quem é VIP ou já foi VIP, fica aberto à opção de fast travel... como isso é lindo e faz falta para meros mortais!
Além disso, Milestones tem um problema que não acontece com "Return to...", se você tiver mais de um Milestone e usá-lo, os outros que você tem ficarão inutilizáveis até terminar o cooldown.

Em TERA você terá e não terá certos problemas quanto a isso, pois, você pode chegar com a montaria, demora um pouco mais chega (ok, depende do ponto do mapa, pode demorar meeeeeesmo). Isso se não for à outra metade do mapa, ai fedeu. Fora isso ele tem um sistema de "travel" como LotRO tem via cavalo, TERA usa o recurso de Pegasus, utilizado em cidades chaves em cada mapa.

Não tirei foto do Pegasus, mas aqui uma das trajetórias e o mapa com os níveis recomendados.

E aqui entramos novamente vitoriosos com um teleport especial, o de GW2!
Eu simplesmente não tenho palavras para descrever o quão belo e útil é esse sistema! Ao invés de você sofrer como em LotRO esperando alguém ou você ir até o local, ou em TERA que você tem que pegar ao menos o Pegasus para x local e se deslocar a outro, GW2 usa teleports em trechos do mapa/região, ou melhor dizendo, em pontos da microrregião para facilitar sua ida até lá, como por exemplo, vai ocorrer em x hora um Evento Dinâmico e o melhor ponto de teleport é em y local, uma caminha bastando para você chegar em x! O custo desses teleports não são altos e você recupera o gasto durante a própria jogatina!

Não sei como é o sistema de teleport/travel de ArcheAge, mas como ele tem montaria, certeza que seja através deles ou mesmo via asa-delta. Lembrei-me de Neverwinter, você não tem como ir facilmente a um local, você vai até os portões e ele te teleporta para x mapa que você queira, só.


[CHARACTER CREATION]

Uma das coisas que notei não ter citado é os Character Creation.
Em outra postagem eu comentei sobre isso (AQUI), porém, não tinha comentado sobre os dos outros MMORPGs.

Essa é uma temática um tanto complicada ao meu ver, pois, cada jogo pode ter 1 ou várias raças (o que tem ocorrido bastante, ou pelo menos 3 por jogo).

LotRO se equipara com uma criação da velha guarda de WoW, por motivos óbvio (de novo falando, Sierra(Blizzard), bla bla bla... ponta pé inicial...).
Sei que a Turbine tem aproveitado das novas tecnologias de DX11, mas, creio profundamente que o problema esteja no núcleo deles, enfim, eles usam a tal Turbine Engine.

Criação de Personagem em LotRO

Criação de Personagem em WoW, já com o novo sistema deles

Porém, olhe só que engraçado a antiga versão, lembra um tanto um certo outro, não?
Versão de 2005 de WoW

Uma das coisas que posso dizer é que WoW teve a dedicação de atualizar o sistema gráfico deles, não mantendo o antigo, pode não ser a coisa mais bela do mundo, mas o up que deu foi e fica visível pelos vídeos acima.

TERA, por exemplo, já usa o magnífico Unreal Engine 3. GW2 usa um próprio, já usado no seu antecessor, porém, com um melhora massiva visível.

Criação de Personagem de TERA, versão masculino

Criação de Personagem de TERA, versão feminino

Aion e ArcheAge, usa o CryEngine e CryEngine3 respectivamente, o que os deixa belo em detalhes (isso eu não nego mesmo). Neverwinter acaba por usar uma versão modificada do de Star Trek Online, com nome de Cryptic Engine.


O que dizer desse sistema de criação? Os detalhes das armaduras/roupas são belas, mas as faces...

Criação de Personagem de AION, sim, está em coreano mas achei-o muito bom

Não contem todas as criações... mas francamente, não achei tão empolgante as criações.

Black Desert, um MMORPG que não citei em trecho algum dessa postagem, mas que me fascina por todo seu desenvolvimento e detalhes minuciosos que vejo que existe, a Engine que ele usa (uma totalmente nova e própria deles), aproveitando de um inicial da própria produtora, de nome C9 (ou Continent of the Ninth Seal), ele é belo mas contem trocentos bugs e spammers. Mas bem, a engine deram o nome de Pearl Abyss 'Black Desert' Engine.

 
Criação em C9, pode notar que ele não é tão complexo mas mesmo assim belo e direto.

Black Desert... veio para mostrar que não está para brincadeiras e está dedicada ao melhor aos seus jogadores tão ansiosos pela Europa e NA (incluindo aqui tbm, já que no geral usamos o de NA).

Fico sempre impressionado e fascinado com o realismo que eles aperfeiçoaram, vinda de C9 principalmente.

Bom, contei um pouco da engine para justamente falar a funcionalidade delas em relação a todo um "envolvimento em gráficos, detalhes, formatos e efeitos" literalmente.


[SOFRIMENTO DO COMPUTADOR]

Lembre-se: Essa opinião é de acordo com as configurações do meu pc, pode ser que no seu seja melhor, pior ou mediano. Minha placa de vídeo ainda é ruim, porém, como disse para muitos antigamente, eu joguei e jogo TERA tranquilamente, além de agora também jogar GW2.

Fazendo um teste rápido aqui, no meu pc, LotRO praticamente sugou minha memória, ficou sobrando algo em torno de 15% livre (de 8Gb! E com os gráficos bons! Se eu baixar ele ainda exige bastante!!!), além de que o SWAP e a CPU começaram a ter uma porcentagem maior também de uso.
GW2 e TERA incrivelmente ficaram na faixa dos 50% pra menos (E ai LotRO, com a config baixa caiu quase nessa faixa...).

E é isso ai galera, espero que tenham gostado do meu comparativo particular. Com certeza devo ter deixado passar alguns detalhes, mas fiquem a vontade para comentar.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário: