Essa postagem vai ser como uma revisão de um post antigo meu (vide fonte), creio que uma visão anual é sempre bom para ver se houve melhorias ou não
Como de costume, caso você seja sensível a opiniões pessoais, peço que tenha cautela na leitura, minha intenção não é denegrir o jogo e sim trazer algo mais sensato e real da situação.
Outra coisa importante: Será uma postagem bem extensa e com uns acréscimos opinativos de "pensamentos posteriores", caso venha Mordor ano que vem.
Vamos lá?
A principal pergunta, como sempre, é a de que se ainda vale jogar LotRO em 2016, que aliás, já chegando 2017.
Para quem não goste de ler muito:
TL;DR - aproveite os mapas iniciais (Ered Luin/Shire/Breeland) em seu tempo livre na calmaria caso não queira ir adiante (além dessas "fronteiras") e, caso queira avançar, vai sofrer um (muuuuuuito) bocado para seguir sendo um jogador F2P.
Bom, do último post até este atual, temos outra pergunta importante também, houve mudanças ou melhorarias?
A resposta mais sincera é que depende muito, houve uma mudança real de colocarem uma "melhoria" nos gramados (mais quantidade, na verdade) do mapa geral, notei isso e deu para dizer que ficou mais belo ainda. Disseram que teria uma melhora de desempenho para evitar tais travamentos, maaaaaaas eu ainda sinto o peso que o jogo traz e as travadinhas evidentes, quer queira ou não, pior ainda se chega sempre nos pontos de aglomeração de pessoas (Meio triste isso existir até hoje, já citei GW2 como um bom exemplo a ser aprendido de eficiência em aglomerados de pessoas).
Como sempre digo, os mapas iniciais continuam com suas maravilhas durante o seu caminhar. Eu costumo passear quando estou animado e usar chars low-level ou criar um novo somente para passear e desbravar os mapas iniciais (Ered/Shire/Bree), é sempre muito reconfortante a beleza em que traz, os sons, tudo. Enfim...
Infelizmente o jogo continua muito "puro grind", quem é free-to-play sofre bastante e mesmo a disponibilidade de um vip mensal eu não consigo ver tanta vantagem, somente mais para abrir mapas mais adiante. Se você tem um vasto tempo disponível e gosta de grind, pode aproveitar um mês para abrir as deeds (importante para ganhar as Turbine Point também) e upar as trait (atualmente não sei qual está a virtude, talvez seja 19. Além dela, terá as trait de golpes abertas).
Hobby, até hoje só serve para "pescaria", continuando a mesma coisa largada, se não faz diferença e/ou não querem adicionar mais coisas, mudem esse "hobby npc" para qualquer outro npc que tenha nas proximidades de locais com lagos (Staddle, por exemplo, onde você aprende o Hobby lá caso esteja fazendo inicialmente sua aventura por volta de Bree-town), faça uma quest daquelas que pulam na tela em algum level específico ou quando você chega na área, vá até o npc e fim... chega dessa inutilidade de NPC Hobby!
E outra coisa largada a ser dita, o craft, ficou de lado novamente, não sei qual o problema para eles de criarem armaduras de guild craft, mesmo que seja um pouco abaixo a armadura de level/defesa das que eles gostariam que você garimpasse (no caso de estar fazendo dos mapas de end-game [atualmente Pelennor com upgrade com os Rangers de Ithilien]).
Outra mudança mais para quem está no end-game é que estamos mais que próximos de Mordor e está mais que evidente que talvez em 2017 deverá ser o ano que seja aberto um canto ou algo relativo (talvez no final de 2017). A questão é se isso impediria, caso fosse mais cedo lançado Mordor, de que continuassem a abrir outros locais do vasto mapa existente.
Alguns mapas foram mais bem trabalhados e outros deixados de lado praticamente (citarei durante e após comentar de trechos que marquei no mapa abaixo).
Falando em mapa existente, aproveitei o novo módulo que colocaram em jogo sobre os estabelecimentos de cavalo para viajar de um ponto a outro e comentarei sobre marcações que fiz:
1, 2 e 3: Eles estariam interligados em certo canto/caminho, acredito que falte uma adição para ficar completo o trecho entre Ered Luin e The Shire, não vejo porque não terem feito isso a muito tempo já;
1: (região abrange Forlindon ao extremo oeste e a região toda é de Lindon) Outros trechos além de Ered Luin poderiam ter ao menos um horizonte para dar uma caminhada, mas entendo que seja eficiente por hora somente os existentes, sonho ainda em ver Grey Havens aberto...;
2: É uma parte teoricamente do restante de Evendim + Forochel, um complexo de montanhas, talvez exista para quem consegue burlar o game e usar os famosos "pulo da lua" em gameshark de antigamente;
3: (região abrange Harlindon) Bastante do trecho dele é montanhoso e com floresta em seus extremos. Não sei se valeria a pena adicionar algo;
4: Trecho bem extenso também. Diferente do 3, seria um campo aberto com só um cantinho de floresta, não sei se seria interessante para algo mais a ser adicionado. Entre 3 e 4 existe um grande rio (Brandywine River) e nele é evidente quando você está indo de Shire para Bree-land, pena existir um muro invisível. Além disso, em um dos extremos sul no meio de Bree-land map tem uma estrutura com bandidos nele e, além disso, tem um caminho bloqueado. Adoraria vê-lo aberto;
5: Esse campo faz um "compilado" de outros próximos também (mesmo sendo na verdade a região de Ened boa parte da desenhada): Trollsahws + Eregion + Enedwaith + Dunland, sendo sua divisão ser praticamente pelas montanhas. De cima pra baixo da para notar que existe um pequeno aglomerado de florestas e de resto um vasto campo limpo como no marcado em 4;
Nota importante: A Turbine (a equipe em si) fez uma mudança brusca de Ened com Dunland, em um dos links nas fontes você verá um informativo breve, não é de todo mal, mas que vem a confundir quem já tem conhecimento da obra.
6: (região abrange Angren Vale e Anfalas e, no domínio desses, é território de Gondor) Aqui começa a complicar, com montanhas, florestas, grandes rios e envolvendo mapas de grande importância atual (Rohan e Gondor). Por falar nisso, sinto que o trecho de quando passamos pela "Dark Door" em "The Paths of the Dead", indo de West Rohan para Western Gondor, falta algo mais impactante, algo imponente e não somente o que tem atualmente;
7: Nem teria problema de não ter esse trecho, já que é uma cadeia de montanhas e grandes rios. O que vejo de ruim é que eles colocaram paredes invisíveis em cantos onde você escala sem problema. Se não querem que façamos isso, bloqueie de uma vez ou então coloca numa inclinação que não deixe que subamos/escalemos;
8: Este trecho eu deixei marcado exclusivamente para comentar que... poderia ter um travel para ele, já que são as novas home's para os pagantes. O bom é que você pode usar o trajeto para isso do Western para Central Gondor sem muitos problemas. Aproveitando o mapa de Gondor, note também que Anfalas (citado no item 6) está "desativado por hora", além de Harondor abaixo. Bay of Befalas não faria sentido, a não ser que coloquem alguma "montaria de navegação", a la ArchAge;
9: Essa ilha eu não lembro de ter acesso, praticamente isolada, não tem problema não ter acesso também;
10: Quando abriram o canto em que usamos para chegar até Osgiliath, imaginei que teria maior campo para percorrer, mas não, é somente um "pequeno" caminho que você segue para chegar até Osgiliath e assim passar para Minas Tirith (veja as imagens abaixo). Não vejo muito problema também em não ter mais horizonte a seguir/caminhar, segue as imagens abaixo sobre o trecho que me refiro, que é marcado como Sul de Gondor (obviamente fechados);
11: Mirkwood... aaaaaaa Mirkwood, o canto em que caminho é ínfimo diante sua grandeza existencial. Imaginei até que abririam cantos para chegar até trechos no canto superior do mapa, seguindo o caminho dos anões em O Hobbit, não esperava que seria em modo de instances... enfim, esse mapa merecia uma atenção maior. Aproveitando por ser do lado, em Lothlorien existe um canto quando você abre o mapa que indica Gladden Feilds (veja abaixo), como se houvesse num futuro a abertura do mesmo. Além dele, está apagado os cantos de Wilderland, Rhûn e Dagorlad (além de Mordor, que obviamente terá alguma abertura ainda e o Mirkwood no mapa);
12: Outro canto que é um mistério se farão algo (de acordo com o mapa acima, Dagorlad), para ir ao outro lado, por exemplo, in game é impedido por montanhas (me refiro a se você estiver no mapa de East Rohan e for a leste);
13: E aqui está Mordor (veja a imagem abaixo para maiores detalhes), o que dizer? Parece ser enorme demais... se seguirmos a extensão dessa imagem de cavalos (a primeira com números que estou usando), teríamos algo em torno de uma junção de Lothlorien + The Great River + Rohan (West + East) + Far Anorien + Old Anorien, isso em questão de dimensões!!! É tanto lugar que tem nesse mapa que não sei o quanto disso será realmente possível a vir. Morannon (Black Gate) e Minas Morgul seria algo certo de existir, Mount Doom imagino ser acessível mais para um creep-play e nas epics, isso apenas em suposição;
14: Existe um trecho em Forochel (região que eu certamente queria que houvesse um caminho ligando ele a Angmar (em Forochel o caminho é marcado como Ironspan, do outro lado não me recordo, talvez saia em Carn Dun ou em algum canto de Fasach-Falroid). Veja mais informações no final da postagem, há um link com pessoas no fórum de LotRO que comentaram sobre isso também.
Enfim, depois dessas idéias e possibilidades que citei, existe a questão dos mapas, veja essa que teoricamente é a mais atual (de Eriador, pois o de Middle Earth, que é o mapa mais geral acima desse, ainda é de 2012, se não me engano):

Muito lindo ele, não? Porém, tirando isso, os outros mapas mais antigos estão largados praticamente (Ered Luin, Shire, Evendim, Forochel, Bree e mais alguns outros...). Não deixaram otimizados para quem visse, usam um esquema antigo e, que pra mim, sempre foi feio diante do que vieram de Dunland em diante. Único trecho que vi terem ajustado foi Archet e Thorin's Hall, justamente para quem estava iniciando o jogo com a vinda de O Hobbit, foi um bom update que eu esperava mais.
VOLTANDO um pouco a questão de End-Game, com um breve passo:
Você gostou do início e gostaria de avançar e não gastar? Garimpe as Turbine Point. E o que fazer com eles depois? Bom... ai temos o seguinte:
- Abrir slots necessários para suas traits, infelizmente;
- Abrir bags, pois... faz uma falta e enche tão fácil, ainda mais com a sacanagem de drops que poderiam entrar na sua wallet, maaaaaaas que só ocorre se você fizer o upgrade;
- Abrir também para montaria (infelizmente essencial para o level 75 em diante, já que forçam o uso da mounted combat, me assusta ainda forçarem os jogadores a pagar por praticamente tudo);
- Abrir wallet (sim... tem limite ainda!);
E com esses slots e montaria, se você conseguiu não pegar NENHUM MAPA até o level 90 +-, o que recomendo fazer?
Pegue os últimos mapas lançados, principalmente o de Pelennor por causa do set para seu personagem. Alguns exemplos eu deixei nos links nas fontes, onde você necessariamente precisa de Pelennor e fazer as instances no Tier 2 para dropar os itens para troca da armadura, que além disso, você troca no mapa mais atual garimpando plantas e melhorando ainda mais o set, obviamente terá que ter um time para ir junto e, sinceramente, não sei se é drop da piece de troca único ou pra todos (aposto mais no único por instance).
Exemplo do set na troca final (para Guardian no caso e em Henneth Annûn com os Rangers de Ithilien):
Tá, mas e ai, quem não tem os dois? Bem... você pode garimpar as plantas e trocar pelo set que seja útil para você nesse caminhar tenso que será, só que perderá muita defesa de armadura e o principal que são os bônus, veja só:
Como um amigo meu disse: Antes a Turbine se esforçava para você ter um gostinho de quem fosse VIP, dando conteúdos grátis, atraindo mais jogadores e te fizesse comprar coisas e até o VIP.
A coisa que acho mais triste é a questão da árvore de classe, ou class trait, mudou completamente e para quem é F2P tem que abrir TODOS os slots caso queira usar os bônus de golpes (já citei numa postagem antiga sobre esse painel novo, das árvores da trait de class).
Exemplo:
No exemplo acima, escolhi o caminho vermelho para burglar, note na lateral esquerda a necessidade de abrir os bônus. Além dessa, teriam as outras duas tbm (21 slots, cada um por 95 TP, totalizando 1995 TP). Você tem a opção, caso queira e tendo tempo livre de habilitar um mês o VIP e liberar isso e outras mil coisas (como skill de montaria, bags, sem limite para wallet acho [não lembro se o limite é 2g, premium 5g e vip sem limite], alguns slots extras de personagens, slots de virtue e race... assim vai), recomendo fortemente faze-lo com a intenção real de obter esses chars e libera-los de travas INFELIZES futuras.
Alguns mapas antigos eu sinceramente não entendo o preço alto ainda, não tem motivo aparente, mesmo que tenham feito algum revamp na área acaba por ser deixado de lado (North Down, Evendim, Forochel...), para quem está com intenção de end-game esses mapas no máximo servem para abrir as virtudes. Além disso, tem os combos de compra e mesmo assim são absurdos (admito que quando ocorre promoção na Steam o preço cai num nível aceitável de obtenção).
Finalizo com o que citei no começo do post: Para algo mais suave e sem pretensões de avançar muito, ele é um excelente jogo para se passar o tempo e curtir tudo o que ele traz num primeiro momento. Agora, caso queira ir além e aos confins do jogo... aí a história muda, ao meu ver (claro), pois não tenho mais tempo de sobra e não vejo também atrativa para voltar e "buscar tudo o que falta" de LotRO para mim, gastando horas e horas sofrendo e fazendo instances T2 só para ter "o melhor do melhor" e se gabar diante outros.
E é isso galera, desculpem o mega texto, era preciso, era NECESSÁRIO escrever tanto.
Abraços e até a próxima!
Links
Fonte do post antigo: http://wandererinthelotro.blogspot.com/2015/08/ainda-vale-pena.html
Mapas complementares: http://vignette2.wikia.nocookie.net/lotr/images/5/5e/Middle-earth-film.jpg/revision/20091103162232
Caso o link acima caia: http://i.imgur.com/fodCdNA.jpg
Outro mapa regional: http://tolkiengateway.net/w/images/8/8e/Steven_White_Jr._-_Gondor_TA3019.jpg
Caso o link[2] acima caia: http://i.imgur.com/RL6chMg.jpg
Sobre o item 14: https://www.lotro.com/forums/showthread.php?408563-What-lies-to-the-east-of-the-Ironspan
Armaduras "end-game" atual com upgrade: https://lotro-wiki.com/index.php/Herb-master_(Host_of_the_West_-_Henneth_Ann%C3%BBn)
Itens do citado acima: https://lotro-wiki.com/index.php/Master_of_Battle_Lore_(Pelennor_Warrior's_Gear_Rewards_Vendor)
Curiosidade sobre o caminho LotR vs LotRO: https://www.lotro.com/forums/showthread.php?463834-quot-The-King-s-Way-Gate-quot-in-Enedwaith-questions
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