sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Sobre coisas boas e ruins

Chega a ser engraçado como eu posto coisas e acabo pendendo para o lado mais negativo, porém, gosto de ser sincero e direto, não maquiando a realidade e sim trazendo a informação correta, para evitar frustrações ou desilusões quanto ao produto.

Vi um vídeo que comentaram pontos bons e outro de pontos ruins e irei trazê-los aqui e deixarei um extra sobre minha percepção. E vou repetir um texto sobre cuidado com a leitura:
Como de costume, caso você seja sensível a opiniões pessoais, peço que tenha cautela na leitura, minha intenção não é denegrir o jogo e sim trazer algo mais sensato e real da situação.


Bom, vamos começar com o que supostamente há de melhor, os pontos positivos, através deste vídeo:

Já deixo uma meia prévia: Durante esse vídeo o autor traz cenas não realistas com a realidade que o jogo é, no caso, já que na realidade existe travamentos (visto com quem joga normalmente ou vídeos com o gameplay em si), entre outros. Essas partes são cutscenes promocionais de LotRO e não da jogabilidade real. É tudo muito bonito, só que não é a realidade.

Vou iniciar agora utilizando de marcadores, para facilitar uma meia leitura:
  • 10. "F2P", ele é só free até o level 20/30 aproximadamente. As de Epic Story também são free, porém ocorre um grave problema quando chega em Helm's Deep e te impede de prosseguir sem que compre o conteúdo. Tirando esses capítulos, continua até a atual data livre o restante;
  • 9. Outra falha, ele diz "são 9 anos de conteúdo", porém, eu diria aproximadamente uns 3 ou 4 de real avanço, sendo o restante apenas acréscimos, correções de bugs bizarros eternos, updates e/ou novos meios angariar grana de todos (vulgo mapas, como Mirkwood);
  • 8. Nisso concordo, sobre a diminuição de servidores e assim aumenta a população dos mesmos, algo que precisava ser feito a muito tempo;
  • 7. Deeds (a), achievements (b), titles (c): Falando francamente, para quem quer gastar tempo e não pagar nada e apenas obter através dos Turbine Point, o item (a) é essencial, o item (b) e (c) são caminhados juntos, porém o item (b) por vezes pode dar algum item de housing ou trait. Já o item (c)... francamente... não muda em nada, só título. Houve um MMO que joguei por um tempo e certos títulos para seu char davam algum atributo extra, como HP, Atk, etc... poderia ter isso em LotRO também e trazer uma real funcionalidade, não apelas um title de amostra para quem queira apenas fazer RP;
  • 6. Desculpe ao publicador do vídeo, mas o sistema cosmético de LotRO é terrível, TERRÍVEL. Não tem nem porque perder meu tempo comentando sobre, já que o fiz em outros posts. Além dessa questão, há uma evidente falta de reformulação no character creation, que sinceramente, me faz entristecer com aquela coisa feia (nunca achei bonito pra falar a verdade, eu diria no mínimo aceitável). Não precisa ser absurdamente complexo, como Black Desert, mas poderia ser algo mais detalhado em questões faciais, corporais e entre outros. Por vezes eu olho os elfos e acho-os extremamente feios...;
  • 5. Outro que é bem óbvio minha resposta: PvMP é desbalanceado e se não houver uma horda de creeps atacando freeps não há possibilidade fácil de vencer (a não ser que a pessoa seja novata e mal equipada e sem grupos). Numa visão superficial eu diria que precisa de 3 a 5 creeps para um freep. Já o contrário não se faz (5 freeps para 1 creep), isso se faz principalmente pelas skills absurdas e danos de proporção intensa que os freeps tem.
  • 4. Esse quesito concordo, as músicas são excelentes tanto que vez em outra comento muitíssimo sobre a nostalgia e beleza das músicas ambientais em meus posts.
  • 3. Sim e não sobre lealdade ao livro. De toda forma, é essencial que leia o livro para ter uma imersão maior, verá que muita coisa fará sentido, aliás, seria bom lerem mais do que o "The Hobbit" e a Trilogia do Anel.
  • 2. Comunidade: Não é tão fácil assim, se você observar os fóruns verá que a fanbase é maior e por vezes a sua crítica é muito mal vista e não aceitável. Por vezes também é apagado ou então atacado pelos fanboy que, ao meu ver, é triste. Não era tão absurdo assim antigamente, até certo ponto era aceitável, porém foi do surgimento da update que te leva a Ened (abrindo a raid de Ost Dunnoth) que as coisas começaram a ficar tortas (ok, pouco antes até, em Mirk, mas é nessa update que ficou evidente o declínio até os dias atuais)... virou uma bola de neve. O sustento se dá simplesmente pela fanbase.
  • 1. Esse é um tema discutível, tudo bem que é sobre middle-earth, porém, existem outros MMO's com temática RPG que trazem um universo imersivo e fascinante.
E agora os negativos do mesmo autor:

Os que ele citou, são:
  • 5. Mounted Combat
  • 4. Epic/Big Battles
  • 3. Class Trait Trees
  • 2. Essence System
  • 1. System Performance
Dos itens acima qual eu discordo? Infelizmente de nenhum, é absurdo como os itens do 2 ao 5 são completamente angustiantes e, numa falta de palavra melhor, desanimadoras.

Tirando ele, um dos vídeos relacionados também me chamaram a atenção para assisti-lo, que é este:

Como antes,
  • 1. Necessidade de matar grandes quantidades de monstros para Deeds (diz no vídeo que diminuiu a quantidade, mas...);
  • 2. Housing;
  • 3. Otimização;
  • 4. Epic Battles;
  • 5. Mounted Combat;
  • 6. Legendary Items;
Qual a melhor comparação entre o vídeo anterior e esse? Veja como as Epic Battle, Mounted e sobre o sistema (performance no anterior e otimização neste) são pontos em comum.
Outra coisa que esse vídeo deixa adicionado e que concordo completamente é sobre a frustração que é as armas lendários. Sério, não tem o que contra argumentar, é irritante e cansativo.
Housing é outro ponto que simplesmente cagaram, sim, cagaram num modo bem escancarado de se dizer.
Se eu for puxar sardinha para alguém que tenha um sistema de Housing e de ótima utilidade é Black Desert, desculpe, mas o nível é absurdo de quão útil ele é!

Coletei alguns comentários que foram pertinentes ao meu ver, diferente de outros que apenas davam os parabéns e não acrescentaram em nada uma discussão:
-----------------------------------------
McGamer3
The OP started off wrong by claiming Lotro has a fair F2P model. Lotro uses the worst form of a P2W model, don't try to sugar-coat it.?


Horus Solis3
i've been playing this game since 2007 and can say if i hadn't put in as much time in as i have, i wouldn't be playing it. the game is awful. very small team working on the game. bugs, very easy pve, unbalanced pvp, laggy servers, very low/dwindling population, and an already massive and growing cash shop. the game is nothing more than a cash grab.

if you do play, name youself Dairycow, cuz they're gonna milk you.?


crashbar773
This game is the most grinding game I've ever played and played every MMORPG out there.  Just take a few and look up info on the grinding of deconstructing legendary items for better runes to put in your first age legendary weapon, and these weapons when made have random effects.  SO not only do you have to grind the runes, but you have to grind changing these random stats to what you are looking for for your build.  This takes literally months to years depending on you game time playable.  Also, getting into a decent guild is laughable if your new...this has the smallest tight niched guilds I've ever seen in a MMORPG, and you have to have a good group for any end game content.  There are only a few good servers also.  This game is really great in so many ways...but the weapon system really needs to be changed to bring in new people...trust me.?


Finalizando, não tem muito a se dizer, como em outro tópico que fiz, aliás, dizendo sobre o ponto que realmente é interessante de LotRO, o seu trecho inicial free (Ered/Shire/Bree/Lone), onde nota-se o grande carinho e cuidado em imergir o jogador no jogo, você se sente imergido e convidativo a desbravar mais e mais. O problema é sempre adiante e o grind terrível e cansativo.

Não me delongarei mais. Termino por aqui antes que continue mais e mais a dizer (ou o que poderia melhorar, como sempre). O que será que nos espera do futuro... um novo LotRO?

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário: