quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Too Far Away

Olá a todos!

E como o nome já dá para prever... será um post "polêmico".

Como tenho usado em meus posts, fica o aviso:
Caso você seja sensível a opiniões pessoais, peço que tenha cautela na leitura, minha intenção não é denegrir o jogo e sim trazer algo mais sensato e real da situação.

Vamos lá?


A ocorrência do tópico pode ser comentada simplesmente com uma resposta técnica e simples: Você está um tanto distante do range do objeto para interagir com ele.

O problema é que isso acontece por vezes com uma frequência agoniante.

"Ahhh mas isso é problema da sua conexão, a minha está perfeita, nunca tive problemas!", esse tipo de frase me irrita, pois carrega certo teor de fanboyzismo e não demonstra a realidade de fato. Vídeos de diversos gameplays vez em outra ocorrem isso e por aí já podemos dizer que não é problema com "um único usuário".

Com ele pode acontecer aqueles famosos "lag", só que no caso de LotRO te faz deslocar para posições diferente do que você estava vendo.

Alguns lags chegam a ser engraçados de quão comum é para tantos... (tirando para os "protetores", claro, para eles nunca ocorrem lag, problema, etc!):

Bom, voltando, eu tinha separado uma imagem os itens, além a do título, que seria essa:

O item 1 já citei um bocado agora, ocorre bastante também quando você está buscando itens (tecla Del) e tentando interagir com ela (ou com o mouse ou usando o atalho U). Simplesmente você pode sofrer do tal "problema de lag" ou outro e se deslocar pra frente ou pra trás do item e torná-lo "longe" ou inacessível (no caso de deslocar-se pra frente, dará o problema do item 4).


O item 2 é frustrante quando acontece pequenos erros e/ou você se movimenta por acidente (exemplo: está interagindo com um item que tem uma indução de tempo para seu uso, coisa de segundos), gerando o erro. Em combate isso é normal quando o inimigo te dá stun ou outra coisa interrompendo a indução do golpe.

O item 3 acabei printando dois que aconteceram naquele instante: Quando você seleciona algo e ele não interage (ou então estava selecionável e parou) e quando você utiliza um golpe ou item e ele está em cooldown (esse item combina com o item 5). Até aí não vejo problemas, é apenas uma citação que dou. Comento algo mais no item 5.
 
O item 4... ahhhh mas esse é muito irritante. Como o sistema de combate é target e não livre, o maior problema que ocorre é justamente esse, você sai da "visão" ou range do alvo ou golpe (quando o golpe não do tipo giratório) e te impede de usar. Além do modo combate esse erro acontece bastante com itens que você tenta selecionar e por vezes também te da um lag de localização do seu char e OU ele está a frente do objeto OU muito atrás... Sinceramente, esse tipo de impedimento deveria ser abolido para itens, não faz sentido, não fará ser mais realista tornando algo inacessível apenas não estando na frente dele ou um pouco (pouco mesmo!) distante do objeto.

O item 5, esse item casaria bem com um outro post em que citei sobre os golpes, mesmo tendo ocorrido a atualização de mudança e "diminuição" (piada né?), ainda é abrangente os golpes e com um cooldown absurdo. Como falei, esse item casa com o item 3 no trecho que cita sobre a skill, nesse caso eles são as skills "chained", que só ativam quando certo efeito é ativado no char (parry reaction, etc...). Acho muita coisa e golpe um desperdício... torne-o mais dinâmico mesmo que seja targeado os alvos, torne útil e com poucos golpes que vão te trazer satisfação de usá-los. Por hora vejo muito mais brutamontes e golpes ultra overpower do que algo correspondente ao caminhar da Terra-Média.
Pode parecer exclusivo minha raiva sobre skills de LotRO, mas sei da existência de outros tão irritantes quanto (AION) , só que como é óbvio, o blog é exclusivo sobre a temática LotRO. E antes de seguir para o próximo item, temos os cooldown altíssimos para itens essenciais, como potions de HP/MP, já que nem todas as classes conseguem um auto-heal absurdo (pode parecer contraditório com algum dos posts meus que eu digo sobre os golpes das classes que dão heal, mas nem todos fazem milagres).

O item 6 também é um tanto frustrante em questões de quest/itens necessários para pegar. Nesse vou abordar um comparativo mesmo: não lembro agora em qual MMORPG que passei que os itens que você necessita eram instanciados, ou seja, a outra pessoa pode pegar e você poderá pega-la também, não simplesmente some e volta com um tempo como em LotRO. Um exemplo: Tem uma agrupação de pedra para quem é Prospector garimpa-lo, porém se outro vem e o pega, já era, ou espera para ver se terá em algum local random após um tempo ou sair da área. Outro exemplo em questão de usar mesmo item de quest: Em Minas Tirith existe uma quest onde você precisa desfazer de barreiras, você pode usar o mesmo item selecionado para completar (são 2 por canto), PORÉM, você precisa completar a indução de uma destruída para repetir o ato. Poxa, deixa já reselecionar para assim ativá-la logo após o uso da primeira.

E finalizando, o item 7, esse é algo um tanto bobo e poderia ser ajustado para alguns casos. Ocorre bastante quando você está em um NPC, supondo um NPC com uma quest (você a abre e não da ok nem cancela, fica aberto) e tentamos acessar outro próximo. Poderiam simplesmente instanciar o NPC para que você pudesse acessar a sua volta... alguns MMO fazem isso e muito bem. Mesmo com o porte de LotRO isso poderia ser sanado depois de tanto anos... mas creio que a mecânica tão presa as suas estruturas programáticas deva causar um problema generalizado. Isso é o que chamamos de efeito bola de neve e sem testes adequadamente realizados.

Item Bônus: esse é pra só salientar uma coisa que citei acima: indução. Para os tempos atuais ele é agoniante, para seu tempo de lançamento era o ideal mesmo. Se a Turbine quiser manter sua fanbase e garimpar mais, precisará modernizar direito certas coisas, dentre elas o que citei também da diminuição das skills e uma melhora nessas induções insanas. Essa indução também se torna meio sem sentido quanto a questão do item de travel, Milestones, deixa-las individuais para uso e não ao usar uma você fica impedido de usar outras que tenha comprado durante seu tempo de jogo.

Item Bônus 2: Outra coisa que direi é o problema do uso de TAB. Quando você está selecionando inimigos e quer "rotacionar" para o mais próximo ou do lado do que você estava, o que pode ocorrer é simplesmente ele tagear o mais distante possível e você necessariamente ficar apertando TAB para achar o certo... a não ser que você use o mouse para selecionar adequadamente. Meio frustrante o uso de TAB em LotRO, por assim dizer.

Bom, é isso, poderia continuar, mas está mais que ótimo para um post que imaginei que seria curto.

Até a próxima e abraços! Natal chegando... Virada de Ano também... o tempo passa rápido! 

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